Iniciou-se uma nova geração de dispositivos USB que vai quebrar a compatibilidade com conectores existentes, a fim de melhorar a facilidade de uso e permitir a dispositivos mais finos. O novo conector, chamado Type-C, é um complemento para a especificação USB 3.1 existente e deverá ser finalizado em meados de 2014. Não existem ainda quaisquer imagens disponíveis, mas tipo-C será em torno do tamanho de um plug Micro USB e, como conector relâmpago, da Apple, vai finalmente ser reversível – em outras palavras, as tentativas frustradas de não mais cobrar o seu telefone com um de cabeça -down cabo.
comunicado de imprensa na, USB 3.0 Promoter Group presidente Brad Saunders diz que Type-C irá “encontrar tendências de design em evolução em termos de tamanho e usabilidade”, enquanto permitindo a futura escalabilidade em carregamento e transferência de dados. Tipo-C “irá permitir uma inteiramente nova super-classe-fino de dispositivos a partir de telefones para tablets, a 2-in-1s, para laptops para desktops “, afirma Alex Peleg da Intel. “Este novo conector fino baseados em padrões da indústria entrega de dados, poder e vídeo é o único conector um terá em todos os dispositivos.”
Desde Tipo-C é um conector totalmente novo, o USB 3.0 Promoter Group também terá de incluir uma especificação para adaptadores e cabos para que os inúmeros carregadores USB lá fora, não são imediatamente tornada obsoleta. Mas a necessidade de uma nova porta USB é de muitas maneiras em atraso, como foi recentemente destacado pelo conector relâmpago elegante da Apple e dispositivos como o Galaxy Note 3 com sua rápida mas desajeitado e enorme porta Micro USB 3.
Fonte: The Verge