Uma pesquisa realizada pelo Youtube apontou que 80% do público de jogos de celular no Brasil hoje é formado pelas mulheres. A “Sputnik Brasil” falou com exclusividade com o gerente-geral da Brasil Games Show, Renan Barreto, que comentou sobre a inserção das mulheres no mundo dos games, tradicionalmente ocupado por homens.
Já o perfil do usuário que procura os vídeos sobre games no Youtube, de acordo com o levantamento, é ainda formado em 80% por homens. O levantamento também mostra que 73% de quem assiste a vídeos de games no YouTube têm entre 18 e 34 anos.
Renan Barreto, Gerente Geral da Brasil Games Show, que é a maior feira de games da América Latina e reúne os principais nomes da indústria de games no Brasil, contou que o evento deste ano traz, pela primeira vez, um campeonato feminino do jogo de tiro Counter Strike: Global Offensive. A próxima edição da Games Show acontecerá de 11 a 15 de outubro.
Renan Barreto comentou a mudança de pensamento que ocorre em relação aos estereótipos de gênero como forma das mulheres ocuparem espaços tradicionalmente ocupados por homens.
“É uma descoberta nova, até pra gente, mesmo que estejamos inseridos nesse mercado, fazendo eventos (…) Em relação à pesquisa em si, eu acho que a gente consegue levar em consideração que a descoberta dos jogos pelo público feminino nesse caso pode vir a acontecer no celular, com jogos mais casuais, já que historicamente as mulheres acabam sendo ensinadas que videogame é coisa de menino e é muito bom que hoje este pensamento está sendo quebrado, e agora as mulheres estão buscando novos jogos, não só coom hobby, mas também como trabalho”, observa Barreto.