domingo , 24 novembro 2024

IFA leva a Berlim as grandes tendências da eletrônica para o consumidor

O salão IFA 2017 de Berlim revela, a partir desta sexta-feira, as tendências em eletrônica para o público em geral, tendo em vista as festas de final de ano, quando são consumidos mais produtos de alta tecnologia.

Seguem algumas destas tendências:

– Televisão UHD –

Este ano, os corredores do IFA se encherão de telas OLED, uma tecnologia que permite que cada pixel reproduza sua própria luz e que dá como resultado uma imagem muito contrastada e nítida, até mesmo os objetos em movimento. As telas são ultrafinas e podem ser inclusive transparentes ou dobráveis.

A ultra alta definição (UHD,4K) também se impõe como novo padrão para o público em geral, com preços a partir de 2.000 euros. Os fabricantes apostam no interesse crescente dos consumidores, à medida que vão chegando novos produtos.

Por último, os televisores, que já concorrem com os celulares e os tablets, também estão apostando nas plataformas de televisão a la carte e outras aplicações.

– Celulares falantes –

Quanto ao design, as telas que ocupam toda a superfície do telefone continuam na moda este ano, como no último LGV30, que conta com uma tela OLED de 5,7 polegadas.

Além de câmeras cada vez mais aperfeiçoadas (e de um escâner 3D no caso do Xperia XZ1 da Sony) e mais capacidade de armazenamento, os fabricantes encararam o desafio de criar microchips cada vez mais inteligentes e falantes. O telefone se torna uma torre de controle para as tarefas diárias.

Assim, a Samsung anunciou na quarta-feira que cooperará com uma fundação “Open connectivity” para que seu assistente pessoal Bixby se comunique com celulares de outras marcas, em uma espécie de esperanto dos objetos conectados.

O gigante chinês dos telefones celulares Huawei apresentou no IFA um microchip inteligente, Kirin, que incorporará aos seus próximos smartphones.

– Ano do relógio inteligente? –

Todos os anos se diz a mesma coisa: os relógios inteligentes podem por fim atingir a glória após terem sido considerados, durante muito tempo, simples dispositivos eletrônicos. O gabinete Gartner aponta que em 2017 poderiam ser vendidos 67 milhões de relógios inteligentes em todo o mundo, em comparação com os 30 milhões em 2015.

Os acessórios inteligentes se destacam por sua resistência à água, e cada vez estão mais adaptados para o entretenimento e, inclusive, para o trabalho.

Enquanto a Fitbit lançou um relógio que pode ser submergido a até 50 m, a Samsung instalou o Spotify em seu relógio esportivo Gear Fit Pro 2. Em seu relógio urbano, o usuário poderá, por exemplo, dirigir uma apresentação com Powerpoint.

Além disso, o fabricante coreano lançou fones com os que se pode mudar de música simplesmente pressionando-os com o dedo.

– Os mordomos –

Este ano, o Google e a Amazon travaram a guerra dos assistentes pessoais por comando de voz, alto-falantes de 20 cm que escutam, fazem tarefas, compras e coordenam os trabalhos domésticos.

Neste sentido, o IFA se transforma este ano em uma grande feira de exposições do lar conectado, que permite controlar de forma centralizada e à distância, do celular ou do tablet, os eletrodomésticos, otimizando além disso o consumo de energia.

A Siemens apresentou seu “Home connect”, um programa que permite visualizar, no carro, o interior da geladeira e encomendar tudo que esteja faltando para ter em casa em uma hora, ou ligar o forno à distância. E, uma vez que os convidados foram embora, um miniescâner avalia o nível de sujeira da toalha de mesa e ativa um programa de lavagem sob medida.

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