Empresa propõe sistema de detecção de objetos diferente da tecnologia usada pela indústria.
O provável carro da Applerecebeu novidades nesta quarta-feira (22). Um novo artigo publicado por cientistas da empresa no jornal arXiv revela o que pode ser o sistema de detecção de objetos que seria usado por um futuro veículo autônomo. A tecnologia é diferente da usada em outros automóveis similares, mas promete ser ainda mais eficiente. Além disso, a pesquisa indica que o carro deve precisar de um número menor de sensores.
Outros detalhes do provável veículo ainda são desconhecidos, mas já se sabe que a fabricante é uma das poucas companhias autorizadas a testar estes sistemas nos Estados Unidos – Google, Tesla e Uber têm permissão similar.
Escrito pelos pesquisadores Yin Zhou e Oncel Tuzel, o paper descreve o VoxelNet, um sistema que rivaliza com o LiDAR, atual padrão usado por indústrias. As duas opções envolvem o uso de lasers para medir a distância de objetos tridimensionais. No entanto, o LiDAR usa um conjunto de câmeras para confirmar a existência destes obstáculos – característica que é dispensada pela nova tecnologia.
De acordo com os autores, o problema do padrão antigo é que ele depende de sistemas que precisam ser modificados manualmente, reduzindo sua versatilidade. O VoxelNet, por outro lado, substitui estes recursos por um framework equipado com tecnologias de inteligência das máquinas e pode reproduzir objetos tridimensionais claros a partir da análise de poucos pontos.
A publicação do estudo é um indicativo de que o veículo proposto pela Apple está mais próximo de ser lançado. Embora a empresa não tenha confirmado oficialmente o desenvolvimento de um carro inteligente, a existência de pesquisas relacionadas ao tema é um dos pré-requisitos do governo americano para permitir testes públicos.