O Google Lens é uma ferramenta bastante simples e intuitiva para identificação de textos e objetos no mundo real. O aplicativo é capaz de reconhecer cartazes, livros, filmes, produtos, plantas, pontos turísticos, celebridades, entre outros. Porém, se o usuário quiser visualizar seu histórico de utilização, essa opção não está disponível dentro da própria ferramenta.
É preciso acessar as configurações do Android para obter essas informações. No tutorial a seguir, saiba como ter acesso a tudo que você já fez com o recurso do Google. Os procedimentos foram realizados em um Xiaomi Mi A1 com Android O (8.0), mas também servem outros smartphones.
Como usar o Google Lens
Passo 1. Vá até os ajustes do Android, em “Configurar”, e acesse o menu “Google”.
Passo 2. Acesse a primeira opção, “Conta Google”.Passo 3. Deslize a tela até encontrar a opção “Gerenciar seus dados e personalização”.Passo 4. Na seção que será aberta, “Dados e personalização”, procure por “Minha atividade”. Ao tocar no botão, você será levado à página do Google com todo seu histórico de atividades dentro dos serviços da empresa. Para fazer a filtragem, pressione em “Filtrar por data e produto”.
Visualizando detalhes
Passo 1. Para visualizar mais informações sobre suas buscas no Google Lens, você pode tocar em qualquer um dos usos listados. A separação é feita por cada vez que o recurso foi aberto e também por datas. Selecione um dos itens para ver todas as imagens capturadas pelo Lens naquela ocasião.
Passo 2. Na tela com as capturas, selecione uma miniatura para ampliar a imagem ou “Detalhes” para ver todas as informações da respectiva busca.
Apagando itens
Passo 1. Se quiser apagar algo feito no Google Lens, você pode fazer isso por dia ou por cada utilização (o que inclui múltiplas capturas). Para o primeiro caso, toque no botão com três pontinhos na data desejada e, depois, em “Excluir”. Para o segundo caso, vá até a tela com as capturas de um uso e faça o mesmo processo.
Passo 2. Em seguida, basta confirmar em “Ok” e, depois, em “Excluir”. Note que a ação é definitiva e não será possível recuperar os dados mais tarde.