Uma atualização do Gboard causou problemas para diversos usuários do Android: o teclado parou de funcionar, atrapalhando a experiência ou impedindo o desbloqueio por senha. O Google está ciente do bug e promete resolvê-lo com outro update; em alguns casos, será necessário reiniciar o celular.
“Estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado”, diz o Google em comunicado ao Tecnoblog. “Já estamos corrigindo o problema.”
A empresa explica que, para a maioria das pessoas, o Gboard será atualizado automaticamente. No entanto, para alguns usuários, “pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar”.
Você pode forçar a atualização de algumas formas:
abra a Play Store e procure por Gboard no campo de busca;
se não for possível digitar, toque no microfone e use o comando por voz;
se você não conseguir desbloquear o smartphone, vá em play.google.com no computador, procure pelo Gboard e clique em Atualizar.
É possível seguir esses passos para instalar outro teclado como o SwiftKey, Chrooma ou Fleksy.
Usuários veem erro “Gboard parou de funcionar”
Há diversos relatos de problemas no Twitter, no fórum de ajuda do Google e nas resenhas da Play Store. Usuários veem a mensagem “Gboard foi interrompido”, “Gboard parou de funcionar” ou “Gboard apresenta falhas continuamente”.
O bug no teclado acabou impedindo o acesso ao celular para algumas pessoas, já que não é possível digitar a senha para desbloqueá-lo. E, em alguns casos, o sistema não deixa trocar de teclado. Sem o desbloqueio, também não há como instalar uma alternativa como o SwiftKey através da Play Store na web.
O Gboard acumula mais de 1 bilhão de instalações em todo o mundo. Ele vem ativado por padrão em dispositivos da Motorola, enquanto Samsung e LG usam teclados proprietários.