O iOS 13.4, atualização do sistema operacional do iPhone (iOS) lançada na última semana, está impedindo que alguns usuários façam chamadas do FaceTime com contatos que ainda utilizem o iOS 9.3.5 ou 9.3.6. Diversas reclamações no Twitter e em outras redes sociais foram observadas nos últimos dias pelo site especializado MacRumors.
O problema, que se estende às versões do aplicativo para o iPadOS 13.4 e o macOS Catalina 10.15.4, atinge usuários que tentem se comunicar com dispositivos como iPad 2, iPad 3, iPhone 4S, iPad mini (1ª geração) e iPod Touch (5ª geração). Não está claro se a mudança é proposital ou apenas um bug. A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.
A alteração chama atenção durante a pandemia do novo coronavírus, período em que as pessoas devem ficar mais tempo em casa e podem utilizar recursos como chamadas de vídeo para se comunicar com amigos e parentes. Alguns usuários relataram a impossibilidade de se comunicar com pais ou avós que utilizam um iPad antigo, por exemplo.
Conseguimos testar e comprovar o erro, com a tentativa de uma ligação entre um iPhone 8 Plus rodando o iOS 13.4 e um iPad mini (1ª geração) com o iOS 9.3.5. Ao atender a chamada, a mensagem “conectando…” aparece na tela, mas não é possível se comunicar com o outro usuário.
Em sua página de suporte, a Apple recomenda alguns procedimentos em caso de erros no FaceTime, e um deles é atualizar o sistema operacional. No entanto, o iOS 13.4 e o macOS 10.15.4 são as últimas versões disponíveis para os dispositivos da maçã mais recentes.
Nesta terça-feira (31), foram liberadas as versões beta do iOS 13.4.5 e do macOS 10.15.5, mas não há como confirmar se o problema será corrigido nas próximas atualizações. Também é esperada a correção de uma falha que afeta o Acesso Pessoal do iPhone, reconhecida pela Apple na última semana.