O Chrome conta com diversas extensões para aumentar a produtividade dos usuários. A principal vantagem de usar esses complementos, disponíveis gratuitamente na Chrome Web Store, consiste na possibilidade de utilizar recursos extras sem a necessidade de fechar ou minimizar as janelas do navegador do Google.
As ferramentas também são bem mais leves que os programas tradicionais para computadores, evitando que recursos desnecessários sejam instalados no sistema. listamos uma série de extensões para Chrome que ajudam a otimizar tempo de trabalho ou estudo no computador, aumentando o foco e reduzindo distrações.
1. Forest
Eleita pelo Google como uma das melhores extensões de 2021, a Forest é um complemento que usa gamificação para ajudar o usuário a se manter focado. O funcionamento é simples: você cria uma lista de URLs que deseja bloquear, como sites de jogos e redes sociais, e define um tempo de bloqueio. Ao clicar no ícone de árvore, o complemento “planta” uma árvore virtual e impede o acesso a esses endereços.
Caso a pessoa não desista do bloqueio antes de acabar o tempo estabelecido, a árvore cresce e o usuário ganha recompensas — incluindo a liberação de novos tipos de plantas. Dessa forma, as pessoas são incentivadas a expandirem suas florestas, se mantendo longe de sites que criam dispersões nas horas de estudo ou trabalho. As recompensas são maiores se a extensão estiver sincronizada com o aplicativo da Forest, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
2. Dark Reader
A Dark Reader permite que todos os sites sejam executados no Chrome em modo escuro, ajudando. a proteger os olhos dos efeitos negativos da luz do computador. A extensão também possibilita que os usuários realizem ajustes na aparência da tela noturna.
O usuário também pode alterar brilho, contraste, tons de sépia e tons de cinza, tornando o escurecimento mais intenso ou mais leve, de acordo com suas preferências. Para acessar determinada URL em sua versão normal, basta clicar no ícone do complemento e apertar o botão “Desativar”.
3. Tab Manager Plus
Tab Manager Plus é uma ferramenta para organizar as abas do Chrome. A extensão exibe um painel com todas as janelas ativas e suas respectivas guias, permitindo fechar ou minimizar uma janela, nomear os grupos de guias e definir uma cor específica para cada um deles.
Outro recurso bastante interessante é um campo de buscas através do qual é possível pesquisar por abas. Vale ressaltar que o Tab Manager Plus permite limitar o número de abas por janela, redimensionar o tamanho dos popups, ativar modo noturno e incluir janelas anônimas na janela de trabalho do complemento.
4. Todoist
O Todoist é uma popular ferramenta para organizar vida pessoal e profissional. A extensão permite criar listas de tarefas e organizá-las dentro de diferentes projetos — compras, trabalho, filmes para ver, etc —, identificados por cores para facilitar a organização.
Também é possível estabelecer diferentes prioridades às atividades, incluir tarefas, adicionar comentários e enviar anotações por e-mail, entre outras funcionalidades. O plano “Pro” oferece recursos extras, como a capacidade de adicionar lembretes em cada tarefa. Em ambas versões — gratuita e paga —, o Todoist requer login com Facebook, Google, conta Apple ou e-mail.
5. Rescue Time
A Rescue Time monitora diferentes atividade do usuário no Google Chrome, com o objetivo de saber como ele está gastando o tempo no navegador. A extensão exige criar cadastro e instalar um programa no PC, disponível para Windows, macOS e Linux.
O principal método de análise da plataforma é classificar os sites em “distrai muito”, “distrai”, “neutro”, “produtivo” ou “muito produtivo”. Essas categorizações são estabelecidas de acordo com a natureza do portal, mas você pode alterá-las nas configurações. A janela ainda permite criar metas de produtividade, informar sua agenda e adicionar integrações com outras plataformas, como Google Agenda e Slack.
6. Toggl Tracker
A Toggl Track inclui um cronômetro em todos os sites e ferramentas online abertas. Por meio dela, o usuário pode informar o que está fazendo em cada um dos sites, bem como alocar cada atividade em diferentes projetos. Sendo assim, é possível gerenciar diferentes ações e saber quanto tempo está sendo gasto com cada uma.
Com integração a várias ferramentas profissionais, como Asana e Trello, o Toggl Tracker é pensado para o trabalho em equipe. Os administradores podem convidar funcionários e clientes, conseguindo identificar quanto pagar a cada pessoa, de acordo com as horas trabalhas em cada projeto. Vale ressaltar que o serviço também requer uma criação de conta — via e-mail, Google ou Apple — e, diferente dos demais, é grátis para uso apenas durante período teste de 30 dias.
Com informações de Google