O provável chip M2 Extreme, do próximo computador Mac Pro, pode vir com suporte para até 384 GB de RAM, processador de 48 núcleos e GPU de 160 núcleos, de acordo com especulações trazidas pelo site especializado Macworld. A publicação acredita que os chips da série M2 da Apple devem seguir a mesma evolução do M1, ou seja, dobrando as especificações de hardware a cada nova denominação. Por outro lado, a Bloomberg crê em uma CPU topo de linha com “apenas” 40 núcleos.
O chip M2, já disponível no novo MacBook Pro com tela de 13 polegadas, possui CPU de oito núcleos, GPU de dez núcleos e suporte para até 24 GB de RAM. O laptop pode ser comprado na Amazon por a partir de R$ 13.499. O novo MacBook Air de 13,6 polegadas de tela também traz o chip M2 em sua configuração, e tem preço atual a partir de R$ 13.299.
O site 9to5Mac apurou que o chip M2 pode ganhar em breve as variações M2 Pro, M2 Max e até M2 Ultra, antes do lançamento do especulado M2 Extreme. O M2 Pro, por exemplo, deve vir com processador de até 10 núcleos, chip gráfico com até 20 núcleos, e suporte para até 48 GB de RAM. A versão Ultra, por sua vez, pode vir com CPU de até 10 núcleos, GPU de até 40 núcleos e até 96 GB de RAM.
Seguindo essa linha de raciocínio, o provável M2 Ultra tende a ter uma CPU de 24 núcleos, GPU de 80 núcleos, e suporte para até 192 GB de memória RAM. Todos esses chips devem alimentar uma possível nova linha de computadores Mac e novos notebooks Macbook Pro no futuro próximo.
De acordo com o 9to5Mac, a Apple teria planejado um novo Mac Pro com chips M1 Pro, mas decidiu esperar pelo desenvolvimento da linha M2. Desta forma, os novos computadores de mesa devem ser lançados somente em 2023. Os modelos atuais, ainda vendidos pela Apple, são os únicos produtos que ainda possuem chipset Intel.