A Samsung está no olho do furacão após um um canal de vídeos denunciar o que parece ser um consistente problema de bateria inchada nos celulares da marca. De acordo com o apresentador Arun Rupesh Maini, todos os smartphones comprados nos últimos anos passaram pelo problema depois de ficarem desligados por um certo período. O material rapidamente viralizou e atualmente ultrapassa as 740 mil visualizações.
No vídeo publicado na última terça-feira (27), o canal Mrwhosetheboss mostra uma prateleira repleta de dispositivos de diversas fabricantes – entre eles Galaxy S4, Galaxy Note 8, Galaxy S10 e Galaxy Z Fold 2. Somente os produtos da Samsung passam por essa situação, cujo desfecho ainda não foi explicado.
O responsável pelo canal relata que está em contato com a subsidiária da Samsung no Reino Unido. Alguns celulares com problema foram coletados há semanas, mas até agora a gigante sul-coreana não prestou esclarecimentos sobre o que havia acontecido.
O vídeo ainda traz outros apresentadores de canais especializados em tecnologia, que afirmam ter passado pela mesma situação. Até onde se tem notícia, todos os casos envolvem smartphones que não recebem mais carga com frequência, por serem modelos mais antigos, de dois, três ou até mesmo quatro anos atrás. Seria uma situação atípica entre os consumidores, portanto.
A bateria estufada é um péssimo indício sobre a condição geral do celular. A parte química deste componente é sensível, por exemplo, a perfurações. Existe risco até mesmo de explosão e incêndio caso o aparelho não seja transportado em bolsas antichamas.
Toda bateria de smartphone tem uma vida útil. Geralmente os componentes são produzidos para aguentar cinco anos contínuos de uso. O canal Mrwhosetheboss destaca, porém, que os aparelhos mencionados são mais novos – todos foram lançados antes da linha Galaxy S20. Maini também ressalta que aparelhos da Apple, Asus e Google não apresentaram a mesma avaria.