Microfone do celular não funciona? Veja guia com possíveis soluções

  • Passos simples ajudam a diagnosticar e restaurar a funcionalidade do microfone do seu smartphone sem precisar recorrer ao suporte de uma assistência técnica; confira
  • Um dos problemas mais inconvenientes em smartphones é quando o microfone do celular não funciona. Por se tratar de um componente soldado à placa-mãe do aparelho, dependendo do tipo de problema, será preciso buscar uma assistência especializada. Mas, felizmente, a maioria dos casos podem ser resolvidos com pequenas medidas e configurações relativamente simples. Entre as causas mais comuns de falhas estão sistema operacional desatualizado, acessórios bloqueando entrada de som, ou até permissões modificadas por algum aplicativo.
  1. Reinicie o celular
    Apesar de esta ser uma medida simples, reiniciar o aparelho é a primeira abordagem para tentar reestabelecer a operação normal do microfone — e da maioria dos problemas mais recorrentes. Conforme utilizamos os smartphones, abrimos dezenas de aplicativos, todos com permissões de uso diferentes e muitas vezes conflitantes. Além disso, diversos deles utilizam funcionalidades que operam em segundo plano.

O ato de fechar esses aplicativos, mesmo com ferramentas para liberar memória, nem sempre encerra todos os processos subordinados. Daí a importância de reiniciar o celular para encerrá-los por completo e resolver possíveis conflitos que levem à falha do microfone.

Em modelos até o iPhone 8, basta segurar o botão de ligar até que a barra de confirmação apareça. Então, deslize-a até o fim, aguarde até o desligamento total e depois segure o botão para religar o aparelho. Do iPhone X em diante, é preciso segurar o botão de ligar e o de reduzir o volume simultaneamente. Após alguns segundos, a barra de confirmação surgirá na tela, e o restante do processo é o mesmo. Em aparelhos Android, o processo é praticamente idêntico, variando entre segurar isoladamente o botão lateral, ou simultaneamente com o de reduzir o volume.

  1. Verifique se há atualizações disponíveis
    Outra causa comum de falhas é pular atualizações dos celulares, principalmente as de sistema operacional. Diferente dos aplicativos, que geralmente forçam o usuário a realizar atualizações para continuar seu uso, o sistema operacional quase sempre apenas notifica que existem atualizações disponíveis, mas cabe ao usuário iniciar o processo.

A boa notícia é que, após reiniciar o smartphone, uma das tarefas de inicialização é uma checagem padrão por atualizações, de forma que basta tocar na notificação e autorizar o update do sistema. Mesmo que não apareça uma mensagem sobre atualizações após o reboot do celular, ainda é recomendado ir até as configurações e verificar manualmente.

Para isso, no Android, toque no ícone da engrenagem, busque o submenu de “Sistema” e a ferramenta “Atualização de Software”. A ação iniciará uma varredura por updates tanto do Android quanto da interface do aparelho, como OneUI (Samsung), MIUI (Xiaomi) e MyUX (Motorola). No iPhone (iOS), o processo é semelhante: acesse “Ajustes”, “Geral” e toque em “Atualização de Software” para verificar se há updates pendentes.

3. Verifique se a capa está bloqueando o microfone

Mais do que uma questão de estilo, as capas para celulares são importantes para prevenir danos por impacto, queda e outros acidentes. As listas de marcas e modelos são muito variadas, e muitas delas “cabem” em mais de um aparelho da mesma linha, mas isso não significa que as cases sejam totalmente compatíveis.

Isso porque alguns elementos, como disposição de câmeras, alto-falantes e microfones, variam entre diferentes smartphones, mesmo que se tratem de modelos da mesma família. Por essa razão, é importante verificar se todos os “furinhos” do aparelho estão desobstruídos após encaixar a capa de proteção.

4. Limpe o microfone

Mesmo que a capa não esteja bloqueando entradas, dependendo de sua espessura, a região do microfone acaba acumulando mais poeira e partículas sólidas. Para a limpeza da área é recomendado utilizar um pincel macio, como um de maquiagem — limpo, naturalmente —, ou mesmo kits de limpeza de lentes fotográficas, com pincel apropriado e sopradores.

A recomendação é válida mesmo para smartphones sem capa protetora, principalmente se você mora em alguma região com muito pó ou areia, como no litoral e zonas menos urbanizadas. Mesmo que a maioria dos smartphones modernos tenham algum tipo de vedação contra respingos ou imersão, prefira sempre a limpeza a seco.

Caso a sujeira esteja muito encrustada no microfone e não saia com os métodos anteriores, é possível utilizar a ferramenta para remoção da bandeja do chip. Passe-a levemente sobre as partículas até que elas se soltem e depois utilize o ar comprimido novamente, evitando inserir a ferramenta na entrada do microfone, para não danificar o componente.

5. Verifique as permissões de acesso ao microfone

Se o microfone estiver apresentando problemas apenas em aplicativos específicos, revise as permissões de acesso ao microfone para o app em questão. No Android, abra o menu de configurações e selecione “Aplicativos”. Procure pelo app que está apresentando problemas e verifique se o item do microfone está marcado como “Não permitir”. Em caso positivo, modifique para “Perguntar Sempre” ou “Permitir durante o uso do app”.

Para usuários de iPhone, abra os Ajustes, toque em “Privacidade” e selecione “Microfone”. Busque pelo aplicativo desejado e certifique-se de que ele esteja marcado como “Habilitado”.

  1. Verifique as configurações de som
    Em alguns smartphones, o sistema de som conta com funcionalidades para reduzir ruídos externos durante as chamadas, mas a ferramenta pode acabar interferindo no uso geral do microfone. Por via das dúvidas, vá até o menu de configurações e faça uma busca por “Redução de Ruídos”. Desative a função se ela estiver presente e habilitada.
  2. Verifique se há interferências de apps externos
    Como cada vez mais desenvolvedores estão implementando funções de comandos de voz e assistentes virtuais em seus produtos, é possível que algum aplicativo específico esteja interferindo no uso do microfone. Existem alguns programas que podem ajudar a verificar os processos em operação, mas praticamente todos vão exigir ativar o modo de desenvolvedor do aparelho, e ainda podem oferecer outros riscos se o desenvolvedor não for confiável.
  3. O primeiro passo antes de ativar o modo de desenvolvedor é ligar o aparelho no “modo seguro”, que inicializa apenas os aplicativos essenciais do sistema. Para isso, desligue o aparelho e ligue-o novamente. Assim que a animação de inicialização começar, segure o botão de reduzir o volume até que o celular ligue por completo.

Teste o microfone em alguma ferramenta padrão do sistema, como o gravador de voz ou na câmera em modo vídeo. Se o som estiver sendo captado normalmente, é um indício de que o problema pode, de fato, estar relacionado a um conflito com outro app. Em sequência, reinicie o aparelho normalmente e ative o modo desenvolvedor para tentar identificar qual app está causando o problema.

Por segurança, o modo desenvolvedor fica “escondido”, mas o processo de ativação é relativamente simples. Basta abrir o menu de configurações, rolar totalmente até a opção “Sobre este telefone”, selecionar “Informações de Software” e clicar sete (7) vezes seguidas no item “Build number”.

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Feito isso, retorne ao menu de configurações, e no final da página as “Opções de desenvolvedor” já estarão visíveis. Toque no novo menu, busque a opção “Processos em andamento” e tente identificar se algum programa desconhecido está operando constantemente. Caso encontre algo desconhecido rodando, ou que não deveria operar o tempo todo, desconfie e desinstale o aplicativo.

Vale ressaltar que alguns programas bloqueiam certas operações caso o “Modo Desenvolvedor” esteja ativado, principalmente aplicativos de banco e corretoras — e até o Fortnit que bloqueia partidas para evitar sistemas de trapaça. Sendo assim, sempre desative o modo dev após o uso, para evitar novos problemas.

  1. Desabilite o Bluetooth
    A causa invariavelmente mais recorrente de falha nos microfones está na função de Bluetooth (BT). Isso porque a maioria dos dispositivos pareáveis por BT puxam para si, por padrão, a prioridade no uso do microfone e reprodução de som. Ou seja, se o seu smartphone está sincronizado com o sistema de som do seu carro, sempre que alguém ligar o veículo, o microfone embutido irá desativar e passar a utilizar o do carro.

O mesmo vale para headsets e até mesmo o modo Phone Link do Windows 11, principalmente nos smartphones da Samsung, que oferecem uma integração extremamente robusta com a ferramenta. Nesses casos, a maneira mais simples de restabelecer a operação normal do microfone é desativar o Bluetooth, ou “desparear” o dispositivo que estiver puxando a prioridade de uso do sistema de som, e pareá-lo novamente apenas quando for necessário.

  1. Procure uma assistência técnica
    Caso nenhuma das dicas anteriores solucione o problema, é bem provável que se trate de algo mais grave relacionado ao próprio hardware. Nesse caso, será preciso buscar uma assistência técnica. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido refazendo algumas soldas. Mesmo que seja necessário trocar o componente, trata-se apenas de uma placa-filha subordinada à placa principal, o que é um investimento bem menor do que comprar um celular novo.

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