sexta-feira , 1 novembro 2024

Apple apresenta o novo e poderoso iPad mini, feito para Apple Intelligence

CUPERTINO, CALIFÓRNIA A Apple lançou hoje o novo iPad mini, com a potência do chip A17 Pro e da Apple Intelligence, o sistema de inteligência pessoal que entende o contexto do usuário para oferecer informações úteis e relevantes enquanto protege a privacidade. Com o design ultraportátil que todo mundo ama, o novo iPad mini vem em quatro cores encantadoras, incluindo as novas azul e roxa, e com a brilhante tela Liquid Retina de 8,3 polegadas. O chip A17 Pro turbina o desempenho para as tarefas mais exigentes, com CPU e GPU mais rápidas, um Neural Engine com o dobro de velocidade em relação à geração anterior do iPad mini1, além de suporte para a Apple Intelligence. A versatilidade e os recursos avançados do novo iPad mini chegam a um novo patamar graças à compatibilidade com o Apple Pencil Pro, criando formas totalmente novas de aumentar a produtividade e a criatividade. A câmera traseira grande-angular de 12 MP oferece HDR Inteligente 4 para fotos mais naturais com maior alcance dinâmico e usa aprendizado de máquina para detectar e escanear documentos direto no app Câmera.
O novo iPad mini conta com bateria para o dia todo e experiências inéditas com o iPadOS 18. A partir de R$ 5.999 no modelo de 128 GB, o dobro de armazenamento da geração anterior, o novo iPad mini tem uma relação custo-benefício incrível e a experiência completa do iPad em um design ultraportátil. O novo iPad mini já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos, com disponibilidade a partir de 23 de outubro.
“Não existe no mundo outro aparelho como o iPad mini, amado por combinar desempenho e versatilidade incríveis em nosso design mais ultraportátil. O iPad mini atrai uma grande variedade de usuários e foi feito para a Apple Intelligence, oferecendo novos recursos inteligentes que são pessoais, privados e poderosos”, afirmou Bob Borchers, vice president of Worldwide Product Marketing da Apple. “Com o potente chip A17 Pro, conexões mais rápidas e compatibilidade com o Apple Pencil Pro, o novo iPad mini proporciona a experiência completa do iPad em nosso design mais portátil por um valor incrível.”
O novo iPad mini é mostrado na nova cor azul.
O novo iPad mini é mostrado na nova cor roxa.
O novo iPad mini é mostrado na cor estelar.
O novo iPad mini é mostrado na cor cinza-espacial.

Chip A17 Pro turbina o desempenho
O novo iPad mini ganha uma atualização importante com o chip A17 Pro, proporcionando desempenho incrível e eficiência no consumo de energia em um design ultraportátil. O A17 Pro é um chip poderoso que permite uma série de melhorias em relação ao A15 Bionic na geração anterior. Com uma CPU de seis núcleos, dois de desempenho e quatro de eficiência, o A17 Pro tem um aumento de 30% no desempenho da CPU1. Além disso, o chip aumenta o desempenho gráfico com uma GPU de cinco núcleos, com um salto de 25% em relação à geração anterior1. O A17 Pro traz experiências inéditas, incluindo apps especializados usados por designers, pilotos, médicos e outros profissionais, e agiliza ainda mais a edição de fotos, o uso imersivo de realidade aumentada e muito mais. Com o novo iPad mini, os jogos ganham vida com o traçado de raios acelerado por hardware, que é quatro vezes mais rápido do que o traçado de raios acelerado por software, e o suporte para Dynamic Caching e Mesh Shading acelerado por hardware. Seja para criar conteúdo mais rápido no Affinity Designer ou jogar títulos com gráficos pesados como Zenless Zone Zero, os usuários conseguem levar o desempenho poderoso do iPad mini ultraportátil para qualquer lugar.

Feito para Apple Intelligence
Graças ao poder do chip A17 Pro, o novo iPad mini é compatível com a Apple Intelligence. Completamente integrada ao iPadOS 18, a Apple Intelligence aproveita o poder dos chips da Apple e dos modelos generativos desenvolvidos pela Apple para compreender e gerar textos e imagens, realizar ações entre apps e reconhecer contextos pessoais para simplificar e acelerar as tarefas do dia a dia. Muitos modelos usados pela Apple Intelligence são executados totalmente no aparelho, e o Private Cloud Compute oferece flexibilidade para ampliar a capacidade computacional entre o processamento no aparelho e modelos maiores criados pela Apple com base em servidores dedicados, com chips da Apple.
O primeiro conjunto de recursos da Apple Intelligence será disponibilizado em inglês (EUA) como uma atualização de software gratuita com o iPadOS 18.1 este mês e funcionará em modelos de iPad com A17 Pro ou M1 e posterior. A Apple Intelligence oferece experiências mágicas, intuitivas, fáceis de usar e criadas especialmente para ajudar as pessoas a fazer o que mais importa para elas2:
Com as Ferramentas de Escrita, é possível reescrever, revisar e resumir textos em quase todos os lugares onde a escrita é usada, incluindo Mail, Notas, Pages e apps de terceiros.

A Siri está ainda mais integrada à experiência do sistema e ganha um design totalmente novo, com uma luz elegante que envolve a borda da tela quando está ativa no iPad. Com uma melhor compreensão de linguagem, a comunicação com a Siri fica mais natural e flexível. Ela entende mesmo se a pessoa se confundir, consegue associar o contexto entre uma solicitação e outra e, agora, aceita solicitações digitadas. A Siri também conhece tudo sobre os produtos e pode responder a perguntas sobre recursos do iPad e de outros aparelhos Apple.
No Fotos, o recurso Memórias permite digitar uma descrição para criar os vídeos que as pessoas gostariam de ver. Já a nova ferramenta Limpar identifica e remove objetos indesejados no fundo de uma foto sem alterar o que aparece em primeiro plano acidentalmente.
Outros recursos da Apple Intelligence serão disponibilizados nos próximos meses:
Image Playground permite criar imagens divertidas em instantes.

A Varinha Gráfica é uma nova opção na paleta de ferramentas do Apple Pencil que transforma um rascunho em uma imagem caprichada.
O uso dos emojis ganhará uma dimensão totalmente nova com a possibilidade de criar Genmojis originais simplesmente digitando uma descrição ou selecionando a foto de uma pessoa querida.
A Siri será capaz de entender o contexto pessoal de cada usuário para oferecer informações personalizadas. Ela também contará com reconhecimento de conteúdo na tela para entender e executar ações com base nesse conteúdo, além de executar centenas de novas ações em apps da Apple e de terceiros.
Com o ChatGPT integrado nas experiências do iPadOS 18, é possível acessar seu conhecimento, bem como suas habilidades de compreensão de imagens e documentos, na Siri e nas Ferramentas de Escrita sem precisar alternar entre as ferramentas. E as proteções de privacidade estão incorporadas para que o endereço IP do usuário fique oculto, e a OpenAI não armazenará as solicitações. Será possível acessar o ChatGPT gratuitamente e sem criar uma conta, e as políticas de uso de dados do ChatGPT serão aplicadas para as pessoas que optarem por conectar suas contas existentes.
Conexões ainda mais rápidas
Graças a conexões com e sem fio mais rápidas, é possível fazer muito mais no iPad mini em qualquer lugar. O novo iPad mini é compatível com Wi-Fi 6E, que oferece até o dobro da velocidade da geração anterior para baixar arquivos, jogar online e assistir a filmes. Os modelos Wi-Fi + Cellular com 5G possibilitam acessar arquivos, comunicar-se com colegas e fazer backup de dados num instante, de onde estiver. Os modelos com rede celular do novo iPad mini são ativados com o eSIM, uma alternativa mais segura do que o cartão SIM físico. Com ele, é fácil se conectar ou transferir rapidamente os planos de maneira digital, além de armazenar vários planos de dados celulares em um aparelho. Os clientes podem ativar planos de dados móveis no novo iPad mini em mais de 190 países e regiões do mundo, sem precisar comprar um cartão SIM físico de uma operadora local. A porta USB-C agora oferece o dobro de velocidade da geração anterior, com transferências de dados a até 10 Gbps, tornando a importação de fotos e vídeos grandes ainda mais rápida.
Experiência incrível com a câmera
Ótimas câmeras, junto com a portabilidade do iPad mini, permitem fluxos de trabalho poderosos em qualquer lugar. A câmera traseira grande-angular de 12 MP captura fotos deslumbrantes e, com o HDR Inteligente 4, elas ganham mais detalhes e cores mais vivas. Usando o Neural Engine de 16 núcleos, o novo iPad mini emprega inteligência artificial para identificar automaticamente documentos no app Câmera e pode aplicar o novo flash True Tone para remover sombras do documento. Compatível com Palco Central, a câmera frontal ultra-angular vertical de 12 MP é excelente para todas as formas que as pessoas usam o iPad mini.

Recursos mágicos com o Apple Pencil Pro
O Apple Pencil Pro vem com funções e interações poderosas que transformam o iPad mini em um caderno que os usuários podem levar para onde quiserem. Quando o usuário aperta o Apple Pencil Pro, ele responde mostrando uma paleta, que permite mudar de ferramenta, espessura do traço e cor, tudo sem interromper o processo criativo. Um mecanismo de resposta tátil exclusivo envia uma vibração suave de confirmação ao apertar, tocar duas vezes ou encaixar uma figura inteligente. É uma experiência incrivelmente intuitiva. É possível controlar com precisão as ferramentas em uso ao rodar o Apple Pencil Pro. A orientação das ferramentas de pincel e caneta muda ao girar o Apple Pencil Pro, como ao usar papel e caneta, e o cursor do Apple Pencil permite ver a orientação exata da ferramenta antes de desenhar. O Apple Pencil Pro é compatível com o recurso Buscar e emparelha, recarrega e se fixa ao iPad mini pela nova interface magnética. O iPad mini também é compatível com o Apple Pencil (USB-C), perfeito para anotar, desenhar, escrever e muito mais.

O iPadOS 18 traz novos recursos poderosos e inteligentes
Além das funcionalidades revolucionárias da Apple Intelligence, o iPadOS 18 traz recursos poderosos que aprimoram a experiência com o iPad, aumentando sua versatilidade e inteligência. O iPadOS também conta com frameworks avançados como Core ML, que permitem que os desenvolvedores usem o Neural Engine para fornecer recursos de IA direto no aparelho.
Projetado para as possibilidades exclusivas do iPad, o app Calculadora oferece uma forma completamente nova de usar o Apple Pencil para resolver expressões matemáticas, além das calculadoras básica e científica com um histórico inédito e conversão de unidades. Com o Notas de Cálculo, agora é possível digitar ou escrever expressões matemáticas e vê-las resolvidas instantaneamente na própria letra. Também é possível criar e usar variáveis e adicionar uma equação para inserir um gráfico. Os usuários podem acessar as Notas de Cálculo no app Notas e aproveitar todos os recursos de matemática em qualquer nota.
No app Notas, o texto escrito à mão fica mais fluido, flexível e fácil de ler com o Smart Script e a potência do Apple Pencil. O Smart Script possibilita novas funções para edição de texto manuscrito, como adicionar espaço ou até mesmo colar texto digitado com a letra da pessoa. E, à medida que o usuário escreve com o Apple Pencil, a caligrafia dele é refinada automaticamente em tempo real para ficar mais suave, mais reta e mais legível.
Os novos recursos Gravação de Áudio e Transcrição no iPad podem registrar uma palestra ou conversa, e as transcrições são sincronizadas com o áudio para permitir a busca de um ponto exato na gravação.
Novos níveis de personalização chegam ao iPad, e agora existem ainda mais opções para as pessoas expressarem seu estilo na Tela de Início com ícones de apps e widgets que podem ser colocados em qualquer posição. Ícones de apps e widgets ganham um novo visual com o efeito escuro ou colorido, e os usuários podem aumentá-los para ter a experiência ideal. A Central de Controle tem um novo design para facilitar o acesso às várias atividades diárias, com grupos dos controles mais usados. Também é possível organizar novos controles de apps de terceiros na Central de Controle redesenhada.
O app Fotos recebe sua maior atualização até hoje, disponibilizando novas ferramentas avançadas que ajudam os usuários a encontrar o que procuram graças a um layout simplificado e personalizável que aproveita a tela maior do iPad e facilita a busca por temas sem precisar colocar o conteúdo em álbuns.
As pessoas têm novas formas de ficar em contato e se expressar no Mensagens, com efeitos de texto animados inéditos, Tapbacks redesenhados e a possibilidade de agendar mensagens para enviar mais tarde.

Melhor para o meio ambiente
O novo iPad mini foi criado pensando no meio ambiente, incluindo 100% de alumínio reciclado na estrutura, 100% de metais de terras raras reciclados em todos os ímãs e 100% de ouro reciclado no revestimento e 100% de estanho na solda de várias placas de circuito impresso. O novo iPad mini atende aos altos padrões da Apple para eficiência energética e não contém mercúrio, retardadores de chama bromados nem PVC. A embalagem tem 100% de fibras na composição, o que coloca a Apple mais próxima do seu objetivo de remover o plástico de todas as embalagens até 2025.
Hoje, a Apple é neutra em emissão de carbono nas operações corporativas globais e, como parte do ambicioso plano Apple 2030, pretende alcançar a neutralidade de carbono em toda a operação até o final desta década.
Preço e disponibilidade
A pré-venda do novo iPad mini começa hoje, 15 de outubro, em apple.com/br/store e no app Apple Store em 29 países e regiões, incluindo os Estados Unidos. O aparelho será entregue aos clientes a partir de 23 de outubro, quando também estará disponível na Apple Store e nos Revendedores Autorizados Apple.
O novo iPad mini vem em azul, roxo, estelar e cinza-espacial, e seu preço inicial é R$ 5.999 (modelo Wi-Fi) e R$ 7.599 (modelo Wi-Fi + Cellular).
O armazenamento básico do novo iPad mini é 128 GB, o dobro da geração anterior. Ele também está disponível nas opções de 256 GB e 512 GB.
Para a educação, o novo iPad mini custa a partir de R$ 5.299 . O preço especial para educação está disponível para estudantes universitários, pais de alunos, professores e funcionários da educação e professores de educação domiciliar de todos os níveis acadêmicos. Para saber mais, acesse apple.com/br-hed/shop.
O Apple Pencil Pro é compatível com o novo iPad mini. Está disponível por R$ 1.499 e R$ 1.379 para a educação. O Apple Pencil (USB-C) está disponível por R$ 899 e R$ 789 para a educação.
O novo Smart Folio, nas cores cinza-carvão, violeta-claro, denim e sálvia, custa R$ 649.
A Apple oferece excelentes opções para economizar no iPad mais novo. Com o Apple Trade In, os clientes dos EUA podem trocar o iPad atual por crédito na compra de um novo no site, no app Apple Store ou em uma Apple Store. Para saber o valor do aparelho atual e consultar os termos e condições, é só acessar a página apple.com/shop/trade-in.
Clientes dos EUA podem comprar na Apple e pagar em parcelas mensais com APR a 0% ao selecionar o pagamento parcelado com o Apple Card, além de receberem 3% de cashback adiantado.
Nos Estados Unidos, o AppleCare+ para iPad oferece serviço e suporte inigualáveis, incluindo incidentes ilimitados de dano acidental, cobertura de reparos para a bateria e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana das pessoas que sabem tudo sobre o iPad.
Quem compra diretamente na Apple Store tem acesso ao serviço de Configuração Personalizada. Em sessões guiadas online, um especialista orienta na configuração ou explica recursos que ajudam a aproveitar ao máximo o novo aparelho.

Verificar também

Zenbook S 14: Asus lança primeiro notebook do Brasil com Intel Core Ultra 2

A ASUS lançou ontem (17) o novo Zenbook S 14, primeiro notebook do Brasil com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.