sexta-feira , 3 janeiro 2025

PS4 portátil é real? YouTuber cria versão para jogar de qualquer lugar

  • O PlayStation 4 (PS4) Portátil se tornou uma realidade graças à criação de um YouTuber chamado Josh, do canal Restore Technique, que conseguiu transformar um PS4 Slim em um dispositivo de bolso com bateria própria. Batizado de PS4T, abreviado de “PlayStation 4 Transport”, o console tem dimensões de 249 x 156 x 49,2 mm e 1,7 kg de peso, trazendo uma tela LCD de 7 polegadas, mesmo tamanho presente no Nintendo Switch (OLED Model).
  • O PS4T parece ser compatível com todos os jogos do PS4 e oferece até 1h e 25 minutos de gameplay em títulos como The Last of Us Remastered e Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes. O portátil parece algo mais próximo do que fãs do console da Sony desejariam em comparação ao PlayStation Portal, que apenas faz streaming do PlayStation 5 (PS5).

Normalmente essas criações de fãs são feitas em consoles mais antigos, como o recente Xbox Portátil, e não em videogames de uma geração mais atual ainda à venda como o PS4. Um dos motivos é o tempo de estudo das placas do console para que seja possível cortar partes desnecessárias. Por conta disso o “PS4T” não chega a ter partes consideráveis da placa-mãe cortadas, o que já limitava o tamanho do console a pelo menos 244 x 143 mm. Ele também manteve o cooler e heatsink do console original, apesar de aumentar a velocidade do cooler em 40%, deixando-o mais barulhento, para controlar a temperatura.

O PS4 Slim foi escolhido por ser o menor modelo disponível do PlayStation 4 (PS4), com placa-mãe e heatsink menores, e também por utilizar menos energia. O “PS4T” usa 6 baterias para alcançar um total de 10.000 mAh, a qual para fins de comparação é quase o dobro dos aproximadamente 5.200mAh do Steam Deck. O portátil consegue rodar jogos como The Last of Us Remastered, por 1h e 26 minutos, e Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, por 1h e 24 minutos, ocasionalmente com pequenos bugs gráficos devido ao calor gerado. Uma curiosidade é que sua bateria excede o limite de 100 Wh considerado seguro para viagens de avião.

Os controles do portátil vieram de um DualShock 4 do PlayStation 4 (PS4) cortado ao meio, descartando bateria, já que é alimentado da mesma energia do console, além de motores de rumble. O armazenamento do console também foi substituído por um SSD Sata M.2 bem menor. O molde do console em si foi criado por impressão 3D, com saídas de som, de ventilação, entrada para fone de ouvido, entrada para carregar bateria e uma porta USB, enquanto a outra USB do console foi redirecionada para o joystick.

Todo o processo do YouTuber está documentado em seu vídeo, que pode servir como instruções para usuários que desejem fazer o mesmo. Porém, é preciso ter um grande conhecimento técnico na área, já que o projeto exige bastante soldagem e usuários leigos poderiam facilmente causar danos ao console. No vídeo o YouTuber não demonstrou intenção de vender unidades de seu “PS4T”.

Verificar também

Nintendo 64 de volta? Console ganha versão com Bluetooth, 4K e mais

O Nintendo 64 vai ganhar uma versão atualizada em 2025. A Analogue, empresa conhecida por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.