quinta-feira , 21 novembro 2024

iPhone não carrega, mas indica que está carregando: o que fazer?

  • Quando um iPhone indica que está carregando mas não repõe efetivamente a bateria, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para o usuário, já que o carregamento é essencial para manter o celular funcionando. Em muitos casos, substituir o carregador ou a tomada resolve o problema. No entanto, em algumas situações, mesmo com um carregador original, o iPhone pode sinalizar que está carregando sem realmente aumentar a carga da bateria. Nesses casos, é importante que o usuário identifique a causa da falha no carregamento para encontrar uma solução adequada.
  • Para ajudar a resolver problemas de recarga no iPhone, preparamos uma lista com cinco soluções para os principais motivos que podem impedir o carregamento correto do celular. Vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário levar o aparelho a uma assistência autorizada da Apple. A seguir, confira o que fazer quando o iPhone não carrega, mas indica que está carregando.

Por que o iPhone diz que está carregando, mas não carrega?
Entre as possíveis causas para que o iPhone não carregue adequadamente, mesmo conectado à tomada ou outra fonte de energia, estão bateria ultrapassada ou danificada, uso constante de aplicativos que exigem muita energia, carregadores defeituosos ou de baixa potência, e até mesmo sujeira nos conectores. Alguns desses problemas podem ser resolvidos com a substituição do carregador ou da tomada utilizada, mas outros podem requerer assistência técnica para identificar e corrigir a causa do problema.

Possíveis soluções para quando o iPhone não está carregando
De modo geral, existem duas principais fontes de problemas: o hardware, que inclui problemas na carcaça do dispositivo ou em acessórios como carregadores antigos ou paralelos; e o software, que inclui bugs e erros do iOS. Para os problemas de hardware, a solução pode exigir a limpeza das conexões, ou a troca da peça ou acessório defeituoso. Problemas de software, por sua vez, demandam configurações e ajustes que podem ser feitos em casa.

Abaixo, listamos cinco dicas para corrigir os problemas de carregamento do iPhone. Se nenhum deles funcionar, leve o celular a uma assistência autorizada da Apple para que o aparelho seja avaliado por especialistas.

  1. Reinicie o celular
    Um dos principais problemas relacionados ao carregamento do iPhone é quando ocorrem bugs no iOS. Esses bugs podem ocorrer por diferentes razões, como o tempo excessivo pelo qual o aparelho está ligado ininterruptamente, instalação de aplicativos ou mesmo erros do sistema. Felizmente, reiniciar o sistema costuma corrigir eventuais falhas, problemas de cache ou de mau funcionamento.

Para reiniciar os iPhones 6, 7, 8 ou SE, mantenha pressionado o botão lateral até que apareça o controle deslizante. Então, arraste-o, aguarde 30 segundos e pressione novamente o botão lateral até o logo da Apple aparecer. Em modelos a partir do iPhone X, é preciso segurar o botão lateral e um dos botões de volume para que o controle deslizante fique disponível. Depois, basta seguir o mesmo procedimento de arrastar o controle e ligar novamente o celular.

  1. Procure por sinais de danos no carregador ou cabo USB
    Tanto o carregador quanto o cabo de carregamento podem apresentar danos que comprometem o pleno carregamento do iPhone. Os problemas podem decorrer de mau uso, falhas decorrentes do desgaste natural do tempo ou picos de energia da rede elétrica — comuns em algumas regiões do Brasil e que podem afetar eletrônicos.

Por isso, verifique se o cabo apresenta rachaduras, dobras excessivas, desgaste na área próxima aos conectores ou qualquer sinal de rompimento dos fios internos. Na hora de inspecionar o conector, observe se há sujeira ou resíduos tanto do lado que se conecta ao celular quanto do lado que se encaixa no adaptador de energia. Se houver, limpe-os cuidadosamente, sem usar produtos abrasivos ou objetos perfurantes.

Além disso, experimente usar o cabo com outro adaptador de tomada e vice-versa. Isso ajuda a identificar qual dos componentes (cabo ou carregador) pode estar comprometido. Em muitos casos, a solução é a troca de um dos acessórios. Vale lembrar que a Apple recomenda o uso de cabos e carregadores originais.

  1. Experimente trocar a tomada
    Se o carregador e o cabo USB estiverem funcionando normalmente, o problema pode estar nas tomadas. Muitas vezes, isso ocorre devido a curtos-circuitos na fiação ou ao tempo de uso sem manutenção da estrutura elétrica. Em alguns casos, as tomadas podem até apresentar frouxidão na conexão com os pinos do carregador. O que importa é verificar se o problema está na tomada ou no carregador. Nesse caso, experimente conectar o carregador em outra tomada e teste novamente o carregamento.

Se o problema estiver nos conectores da parede, seja devido a curtos-circuitos ou desgaste pelo tempo de uso, é possível substituir o módulo da tomada por um novo. Lembre-se de desligar completamente a energia antes de mexer em qualquer fiação, pois um choque elétrico nesse tipo de conexão pode ser fatal. Caso o problema persista ou seja identificado um defeito na fiação interna, a melhor alternativa é utilizar outra tomada até que um profissional especializado conserte o problema.

  1. Limpe a porta de carregamento
    Um dos problemas mais comuns que o iPhone pode apresentar é uma porta de carregamento parcial ou totalmente obstruída. Nesses casos, o cabo pode não transmitir energia adequadamente ou não se conectar de forma completa, o que resulta no envio de pouca ou nenhuma carga para o celular, mesmo com o carregador corretamente conectado. Embora a porta possa parecer limpa, fiapos e outros detritos podem se acumular na cavidade sem serem notados.

Para limpar a conexão, utilize uma escova ou pincel de cerdas macias que alcance o fundo do conector. Outra opção é usar fita adesiva e aproveitar suas propriedades aderentes para retirar partículas de sujeira. Lembre-se de evitar técnicas que possam danificar o iPhone, como a inserção de objetos pontiagudos ou o uso de materiais abrasivos ou inadequados para limpeza.

  1. Atualize o iOS
    A atualização do iOS é recomendada sempre que o sistema operacional está muito defasado. Isso porque bugs que afetam a comunicação entre hardware e software podem resultar em falhas no carregamento e na conexão com redes e acessórios. Além de trazer novos recursos, as atualizações do iOS costumam corrigir erros identificados pela Apple. O processo costuma ser rápido e é feito diretamente nas configurações do celular.

Para atualizar o software do iPhone, acesse os “Ajustes” e toque em “Geral”. Feito isso, selecione “Atualização de Software” e toque em “Baixar e instalar”. O smartphone pedirá pela senha para autorizar a instalação e, então, fará o download da nova versão do iOS. Basta seguir as orientações dadas em tela para que o sistema seja instalado corretamente. Isso deve corrigir boa parte dos bugs e erros. A última versão disponibilizada pela Apple é iOS 18.

Verificar também

Apple apresenta o novo e poderoso iPad mini, feito para Apple Intelligence

CUPERTINO, CALIFÓRNIA A Apple lançou hoje o novo iPad mini, com a potência do chip …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.