Um fluxo saudável de vazamentos nos últimos meses indicaram que a última versão do Jelly Bean estava ao virar a esquina, e no seu evento de imprensa hoje o Google puxou a cortina do Android 4.3. Sem surpresa, o mais recente software vai estrear no novo Nexus 7 , que também foi anunciado no palco. Além de vim com esse tablet, o software estará disponível como uma atualização over-the-air para o Nexus 4 , Nexus 10 , Galaxy Nexus . No entanto nenhuma palavra sobre quando o mundo mais amplo de dispositivos Android vão receber a versão mais recente.
O novo software adiciona um recurso restrito de perfil , o que permite aos pais controlar o que as crianças de conteúdo podem ver. De acordo com Hugo Barra, que demonstrei o OS no palco, o apps agir de forma diferente, dependendo das configurações de restrição de um determinado usuário, e o novo recurso também blocos em-app de compra (nós sabemos como isso pode ser desastroso para crianças inconscientes). Além disso, a nova versão do Jelly Bean acrescenta tecnologia Bluetooth inteligente, e não há suporte para OpenGL ES 3.0, permitindo melhores detalhes em gráficos. A demo do jogo Unity mostrou-nos como objetos 3D podem lançar sombras sobre si mesmos, juntamente com a capacidade lens flare add.
Talvez a característica mais doce de todos, porém, é Netflix em streaming 1080p – que por si só poderia deixar os proprietários não Nexus mais do que um pouco de ciúmes. Este bombom vem graças a um novo conjunto de APIs DRM para tirar proveito de conteúdo HD no Nexus. Também a bordo são o Bluetooth AVRCP, teclado autocomplete, e entrada de texto mais fácil.