A Xiaomi divulgou a lista de celulares de 2019 que vão receber o Android 11. A relação inclui 11 smartphones, todos lançados no ano passado, que irão aderir ao sucessor do Android 10. Os telefones selecionados são da linha Redmi e Mi. O anúncio foi feito por meio de uma postagem na comunidade de usuários da China, mas não traz a data exata para que o software comece a ser liberado.
Os aparelhos da linha premium de 2020 da gigante chinesa já começaram a receber o update. Além disso, dispositivos intermediários deste ano como a linha Redmi Note 9 também já estão sendo contemplados gradativamente com o novo sistema do Google.
Veja a lista:
Redmi Note 8
Redmi Note 8 Pro
Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro
Redmi K30S Ultra
Mi CC9 / Mi 9 Lite
Mi CC9 Meitu Edition
Mi 9 SE
Mi 9
Mi 9 Pro
A nova versão do Android traz funções como gravação de tela, novos emojis, um agrupador de notificação de mensagens, mais configurações de privacidade, entre outros recursos. O sistema deve ser liberado aos smartphones da Xiaomi junto com a interface MIUI 12, anunciada em abril, que é baseada no Android 11 e tenta deixar o sistema mais limpo, além de integrar novas animações, controle de gestos e papéis de parede, por exemplo.
As atualizações de software estão temporariamente pausadas até a chegada da versão intermediária MIUI 12.5. A nova interface deve ser disponibilizada para os novos modelos da Xiaomi e pode corrigir algumas funcionalidades do MIUI 12, mas estes detalhes ainda não foram confirmados pela empresa.
Vale lembrar que a liberação da atualização pode variar de acordo com cada região.