- O Google anunciou, nesta terça-feira (11), a programação do Google I/O 2025, a conferência anual na qual a companhia apresenta os próximos lançamentos da marca. O encontro ocorrerá entre os dias 20 e 21 de maio no formato presencial em São Francisco, na Califórnia, com palestras transmitidas on-line. Neste ano, além do lançamento já esperado do Android 16, a conferência deve revelar novidades para o Google Gemini, além de informações sobre o Wear OS 6 e Android XR, possível novo sistema operacional para dispositivos de realidade aumentada. A seguir, veja mais detalhes do Google I/O 2025 e o que esperar do Android 16.
O que esperar do anúncio oficial do Android 16
O Android 16 deve ser anunciado, como de costume, durante o Google I/O 2025. Entre as novidades mais aguardadas para o sistema, estão as atualizações em tempo real, que devem funcionar de forma semelhante ao Live Activities do iPhone, além da incorporação de novas APIs que garantirão um sistema ainda mais multitarefa. Vale destacar que, segundo vazamentos de portais estrangeiros, o Android 16 deve ser antecipado e lançado no dia 3 de junho, inicialmente apenas para celulares da linha Google Pixel.
Mais ferramentas para alguns serviços do Google, como o app Google Maps e o recurso Circule para Pesquisar, podem receber maior integração à IA com o Android 16. Além disso, o Android XR, novo sistema operacional para fones de ouvido e óculos de realidade aumentada do Google, deve ter sua utilização ampliada para mais dispositivos. Por fim, outros modelos de IA no Android 16, como o Gemma, Google AI Studio e o NotebookLM, também devem receber atenção durante o Google I/O 2025.
Project Astra pode chegar ao Gemini em 2025; conheça
O Project Astra foi anunciado durante o Google I/O 2024, e pode voltar a ser destaque esse ano. O sistema promete ser a nova assistente virtual da marca, com recursos futuristas que devem ajudar o dia a dia de usuários. Apesar de similar a outros modelos de IA, o que impressiona, no entanto, é a capacidade de combinar texto, imagens, vídeo e áudio nos comandos e a velocidade com que o software processa essas informações.
O projeto é alimentado pelos modelos de IA do Google Gemini e deve combinar forças para entender o contexto, tomar ações, operar em tempo real e lembrar conversas passadas no smartphone e em outros dispositivos Android. Assim, espera-se que o Project Astra seja incorporado ao chatbot do Google, e, por consequência, se tornar nativo do sistema operacional.