O Procon de Minas Gerais aplicou multa administrativa de R$ 2,075 milhões à Apple devido a problemas nos celulares iPhone 7 e iPhone 7 Plus, modelos de 2016. De acordo com a decisão condenatória, os smartphones apresentaram defeito no microfone após uma atualização de sistema. O órgão vinculado ao Ministério Público estadual concluiu que a situação causou prejuízo à coletividade.
A penalidade foi divulgada na quinta-feira (19), mas só agora ganhou notoriedade. A Apple Brasil não vai comentar o caso.
Vários consumidores passaram a reclamar dos recursos de microfone a partir de 24 de abril de 2018, quando foi disponibilizada a atualização para o sistema iOS 11.3.1. Segundo o servidor, o “sensível aumento” demonstra relação de causa e efeito.
“O número bruto de 224 reclamações registradas no site Reclame Aqui não revela a integralidade do dano, pois, em assuntos relacionados à tecnologia, há uma enorme cifra reprimida de reclamações não registradas, uma vez que o consumidor é induzido a aceitar a informação da assistência técnica”, disse Fernando Abreu em nota distribuída pelo Procon a jornalistas.