A Apple foi condenada a pagar uma multa multimilionária por propaganda enganosa em relação à resistência à água do iPhone. O órgão na Itália responsável por garantir a competitividade entre as empresas no mercado (AGCM) estabeleceu multa no montante de 10 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões em conversão direta).
De acordo com a instituição, a empresa da maçã teria omitido o fato de que os testes de resistência à água do iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max foram realizados em laboratório e não em condições reais de uso.
A decisão do órgão regulador se baseia nos testes divulgados pela Apple em publicidades que afirmam que os iPhones são resistentes de 1 a 4 metros de profundidade por 30 minutos. O AGCM alega que a fabricante não deixou claro para o consumidor que estes testes foram feitos em condições específicas, utilizando água estática e pura, situações ideais que dificilmente o consumidor deve encontrar no dia a dia.
Ainda segundo a decisão, a companhia fez amplo uso da resistência à água dos smartphones em campanhas de marketing, mas teria se recusado a reparar os iPhones danificados por líquidos, desrespeitando assim o código de defesa do consumidor da Itália.