Um dos mais esperados títulos da E3 2013, Battlefield 4 foi apresentado no estande da Eletronic Arts em grande estilo. Uma série de bancadas, com um total de 64 computadores, proporcionava aos visitantes a oportunidade de jogar em primeira mão o aclamado simulador de guerra em primeira pessoa. O TechTudo também entrou na fila e testou a nova versão do jogo.
Mais de 60 jogadores na mesma partida
O cenário da missão era a invasão do exército americano à cidade de Xangai, China. Os jogadores eram divididos entre americanos e chineses. Cada grupo de 32 soldados (isso mesmo, 32 de cada lado) é dividido em esquadrões menores, com cinco membros cada. O formato é o de captura de bandeiras (denominado conquest) com as bases servindo de ponto de respawn à medida que são conquistadas. Cada time começa o jogo com um número de tickets de renascimento. Perde o time que ficar sem todos eles primeiro.
Um vídeo, produzido pela Dice, apresentava esse cenário geral e os quatro personagens clássicos:
Assalto | Perito em habilidades de confronto direto |
---|---|
Suporte | Especialista em armamentos pesados e kits de cura |
Reconhecimento | O tradicional sniper com binóculo e armamento de longa distância |
Engenheiro | Capaz de consertar veículos e provocar danos mais intensos com explosivos pesados |
Um dos detalhes mais interessantes do jogo é a capacidade de utilizar esses explosivos para interferir no cenário. No próprio vídeo de demonstração, um tanque é colocado fora de combate depois que o chão em que ele se encontra foi destruído por um tiro de bazuca. Esse tipo de ação inteligente vai dando pontos ao jogador e ao time, o que faz com acarreta na evolução dos equipamentos e das habilidades.
Função de comandante e integração com tablets e smartphones
Mas o grande diferencial da versão, além dos gráficos repaginados como já esperávamos, é a função de comandante. Um jogador com uma tela geral é capaz de dar ordens para os líderes de esquadrão que, por sua vez, é responsável por repassar as mesmas para seu grupo. Cumprindo essas ordens corretamente, os jogadores também pontuam e evoluem. Essa função pode ser realizada com o uso de tablets – mais uma vez estimulando a integração de dispositivos móveis aos jogos.
A dinâmica de Battlefield 4 continua muito rápida e fluida, como nas versões anteriores. A escolha do ponto para renascimento pode ser tanto em uma base quanto em um veículo. Estes, por sinal, são outro ponto que continuam evoluindo no jogo. Agora é possível joga com jet skis, lanchas, aviões e os já tradicionais tanques.
Com data de lançamento prevista para 29 de outubro, Battlefield 4 promete não decepcionar os amantes do gênero dos jogos de tiro de primeira pessoa e, ainda mais, os fãs da série que mistura infantaria militar com veículos de guerra.
Fonte: Tech Tudo