Condições de trabalho no braço da indústria de tecnologia de fabricação é sempre um assunto controverso, e parece que a Samsung é a próxima grande empresa a ter suas práticas de colocar sob escrutínio.
Ministério do Trabalho do Brasil entrou com uma ação contra a gigante da tecnologia, alegando que a empresa violou várias leis trabalhistas do país em uma de suas fábricas de montagem. Uma das reivindicações mais chocantes sugere que a Samsung tem funcionários trabalhando 15 horas por dia, com algumas pessoas gastando até 10 horas em seus pés cada turno.
Essas condições de trabalho supostamente levou a mais de 2.000 problemas de saúde relacionados com o trabalho, que o processo está buscando compensar com mais de US $ 100 milhões em danos movidas contra Samsung por parte do governo brasileiro.
Mas esta não é a primeira vez que a Samsung tem sido acusado de abusar de sua força de trabalho.China Labor Watch detalhou seis fábricas da Samsung e dois de seus fornecedores, que foram todos acusados ??de “abusos laborais graves”. Novamente, os empregados foram encontradas trabalhando excessivas horas, até 12 a uma hora, bem como sofrendo de abuso verbal e física. Samsung também tem enfrentado diversas ações na Coreia do Sul sobre as condições de trabalho perigosas.
Em relação à ação judicial no Brasil, a Samsung afirmou que vai cooperar com as autoridades e que será a realização de uma revisão, uma vez que conhece os detalhes exatos da denúncia. Aqui está a declaração da Samsung:
vamos realizar uma revisão completa e cooperar plenamente com as autoridades brasileiras. Tomamos grande cuidado para proporcionar um ambiente de trabalho que assegura os mais elevados padrões da indústria de saúde, segurança e bem-estar para nossos funcionários em todo o mundo
Nós vamos ter que esperar e ver como tudo isso acaba, mas é preocupante, no entanto ainda ser ouvido sobre casos como este, especialmente considerando o número de vezes que os processos semelhantes têm sido interposto contra várias empresas de tecnologia.