O ROG Phone, smartphone gamer da Asus, ocupa a liderança mundial do ranking de desempenho da AnTuTu, com testes de benchmark realizados em setembro de 2018. Mensalmente, os responsáveis pelo app liberam um levantamento que representa a média dos dez celulares Android mais rápidos da atualidade. No último mês, o telefone é acompanhado por outros nove concorrentes – todos utilizam o processador Snapdragon 845, presente em smartphones premium da atualidade, como o Galaxy Note 9.
O ranking é o resultado de um agregado médio de milhares de testes realizados ao longo do mês. O levantamento, no entanto, não considera uma análise em especial, mas sim um grande volume delas. Isso significa que, eventualmente, um determinado smartphone pode até ser mais rápido do que o líder e vice-versa.
Alguns fatores ajudam a explicar a liderança do ROG Phone. Além da ficha técnica avançada, que traz o processador Snapdragon 845 e memória RAM de 8 GB, o celular também conta com um sistema de refrigeração à vapor, que permite maior performance sem sobreaquecer o smartphone. Não há previsão lançamento do ROG Phone no Brasil.
O Black Shark, da Xiaomi, aparece em segundo lugar na disputa. Também voltado para o exigente público gamer, o celular combina especificações de ponta com sistema de refrigeração. O OnePlus 6 está classificado na terceira posição, com o Vivo NEX S, famoso pela câmera deslizante, em seguida.
Também da Xiaomi, o Mi 8 fica em quinto, acompanhado pelo Oppo Find X, outro com câmera deslizante.
O Galaxy Note 9, da Samsung, fica em sétimo lugar. Ele é o primeiro aparelho da lista oficialmente vendido no Brasil, com preço sugerido a partir de R$ 5.499. Na sequência aparece Zenfone 5Z, também oferecido pela Asus no país por a partir de R$ 3.799, com direito a RAM de 8 GB. Xiaomi Mi Mix 2S e Pocophone F1 completam a lista.