Celular sem som é uma reclamação constante entre os adeptos da telefonia móvel. Depois de algum tempo de uso, os smartphones podem apresentar falhas no sistema de áudio. Existem formas de encontrar o problema e, se for algo simples, resolver com alguns ajustes básicos feitos pelo próprio usuário, conforme você vê nas linhas a seguir.
Os procedimentos descritos são indicações de diferentes fabricantes, mas podem ser realizados na maioria dos smartphones, seja com Android ou iPhone (iOS). Se ainda assim não resolver, o melhor é consultar a assistência técnica para que o diagnóstico completo seja feito de forma precisa.
Ajustar o volume de multimídia
A Motorola destaca que os seus aparelhos possuem três tipos de volume: de ligações, de multimídia e de campainha, sendo que todos são independentes. Aparelhos de outras fabricantes diferentes também possuem essa configuração, portanto existe a possibilidade de que o volume de multimídia esteja silenciado. Para resolver este problema, é necessário abrir o arquivo de música ou aplicativo cujo áudio será executado, para só então aumentar o volume. Dessa forma o aparelho identifica qual é o áudio em execução no momento.
Checar se há problema no aplicativo
Aplicativos como YouTube e Spotify podem dar erro durante a transmissão de som, por isso é preciso verificar seu funcionamento. Uma alternativa é excluir e reinstalar o aplicativo, pois alguns erros são comuns e podem ser resolvidos com esta simples operação.
Caso o aplicativo seja um player de áudio ou vídeo, você pode tentar executar outro programa com a mesma funcionalidade, para averiguar se há algum problema no arquivo em questão.
Desligar o Bluetooth
Caso exista algum dispositivo de som com conexão Bluetooth por perto, como caixas de som ou fones de ouvido, o seu smartphone pode estar conectado a eles e reproduzindo todo conteúdo multimídia. Para isso, é preciso desligar a função do celular, evitando assim as conexões indesejadas.
Verificar saída de áudio
Em alguns casos, os alto-falantes podem estar sujos ou com algum objeto atrapalhando a saída de som. Por isso, verifique estas saídas e, caso necessário, limpe-as com um pincel pequeno e macio ou outro objeto que não danifique o aparelho. Uma capinha mal posicionada também pode atrapalhar a transmissão.
Retirar do modo silencioso
Alguns aplicativos não reproduzem som quando o celular está no modo silencioso, por isso é válido ativar os sons do aparelho e verificar se, dessa forma, os áudios podem ser retomados. Em alguns casos apenas aumentar ou diminuir o volume, quando o aparelho está no modo silencioso, já resolve o problema.
Desativar opção de desligar todos os sons
Em alguns smartphones da Samsung há uma configuração de acessibilidade em que todos os sons do aparelho ficam desativados. Para desativá-la, basta entrar no menu de “Configurações”, acessar a aba “Acessibilidade” e tocar em “Audição”. A opção de desligar os sons estará nesta aba, caso esteja ativada é só clicar na botão.
A empresa destaca que a disponibilidade desta função pode variar de acordo com o sistema do dispositivo. No Galaxy J5 Prime, por exemplo, ela aparece descrita como “Silenciar todos os sons”.
Verificar a entrada de fone de ouvido
Existe a possibilidade de o celular estar com mau funcionamento na entrada dos fones de ouvido. De acordo com a LG, se este for o problema, insira e retire um fone na entrada e veja se o símbolo do fone de ouvido desaparece da tela do dispositivo. Outra opção é limpar esta entrada, já que algumas impurezas podem fazer com que o aparelho as identifique como uma conexão de fones. Para isso, utilize um pincel pequeno e macio ou outro objeto próprio para a limpeza.
Reiniciar o smartphone
Nestas horas, o bom e velho truque de desligar e religar também é válido. A opção pode resolver alguma falha ou erro momentâneo do sistema.
Lembrando que, caso nenhuma destas dicas resolva o problema, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada no aparelho para que o defeito seja identificado e solucionado.