Como encontrar celular Android mesmo desligado? Confira dicas

  • É possível encontrar um celular Android que está desligado. A informação de localização é menos precisa, mas pode ajudar um usuário que perdeu o aparelho ou foi roubado. Quando o dispositivo está desconectado, o recurso permite acessar a última localização registrada e ainda é possível bloquear a conta e remover dados.
  • Vale destacar que, em casos de roubo em que seja possível identificar a localização, não é recomendado que o usuário vá diretamente ao lugar por motivos de segurança. O ideal é entrar em contato com autoridades para compartilhar as informações e fazer um boletim de ocorrência antes de tentar recuperar o celular. Importante destacar que o funcionamento do serviço de localização pode variar conforme o fabricante. Confira mais detalhes a seguir.
  1. Encontre meu Dispositivo
    A ferramenta Encontre meu Dispositivo pode rastrear dispositivos Android que estão vinculados a uma conta Google. Conforme sites especializados, a empresa já está testando na versão Beta do Android a opção de rastrear o celular mesmo desligado, usando uma rede integrada de aparelhos via bluetooth. Por enquanto, o serviço atualmente só funciona em smartphones Google da família Pixel 8 e apenas nos EUA e Canadá. Há previsão que essa configuração chegue para todo o mundo até o final de 2024.

Por enquanto, a plataforma pode localizar o celular em tempo real e o usuário pode redefinir o aparelho para as configurações de fábrica. Caso o celular esteja desligado, as informações de localização serão da última vez que ele estava conectado, e não necessariamente o local onde ele está no momento.

Para usar o serviço, entre no site Encontre meu dispositivo (https://myaccount.google.com/find-your-phone?) no computador ou celular. Faça login com a mesma conta do Google que está vinculado a seu telefone roubado ou perdido e selecione o dispositivo na lista. Logo depois, será exibido um mapa mostrando a última localização conhecida, junto às outras opções como capacidade de proteger ou redefinir a fábrica do dispositivo, além da informação de quanto tempo o telefone estava ativo pela última vez.

  1. SmartThings Find da Samsung
    Usuários de dispositivo Samsung podem usar o SmartThings Find (https://smartthingsfind.samsung.com/login), um serviço que rastreia quase todos os smartphones da marca. Porém, para utilizá-lo, é necessário que o celular esteja logado com uma conta Samsung e o recurso esteja ativado.

Para ver se está ativado, basta seguir para o menu de configurações, depois em “Segurança e privacidade” e logo após em “Proteção de dispositivo perdido”. É importante lembrar que a localização offline só funcionará por algumas horas depois que o dispositivo for desligado. O ideal é usar a função Rastrear localização no SmartThings Find, para ter uma informação sobre a localização a cada 15 minutos.

  1. Google Maps
    Usar o Google Maps também é opção para quem precisa localizar um celular perdido, pois o serviço oferece um recurso de visualização da Linha do tempo. Como a maioria dos usuários sempre está com o seu smartphone, existe uma grande chance de que o Google Maps tenha as localidades por onde o dispositivo passou, desde que o histórico esteja ativado no aparelho.

Para saber se o dispositivo está ativado, vá ao app Google Maps, toque na sua foto de perfil, clique em “Configurações e privacidade” e em “Configurações de localização”. Procure pela opção “Local”, que deve estar ativada. Esse serviço do Maps exibe todas as rotas que você fez e é possível ter uma noção de onde o dispositivo perdido está.

Verificar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.