quinta-feira , 20 fevereiro 2025

Como jogar de graça? Veja oito maneiras de curtir games sem pagar nada

Jogar de graça era uma realidade distante alguns anos atrás, mas, hoje em dia, está cada vez mais comum, especialmente com a popularização de títulos free-to-play como Fortnite, League of Legends (LOL) e Genshin Impact. Além dos chamados “jogos como serviço”, por vezes, os usuários também têm oportunidades para resgatar experiências completas e single-player em algumas das principais plataformas digitais, seja nos consoles ou computadores.

As tradicionais versões de demonstração também são interessantes e representam uma oportunidade para experimentar até mesmo lançamentos antes de decidir a compra. Com tudo isso em mente, trazemos, nas linhas a seguir, oito maneiras de curtir games sem pagar nada. Confira:

1. Demos

Não é novidade que os jogos estão cada vez mais caros, e isso exige mais cautela na hora de decidir a próxima aquisição. Uma prática comum das empresas, e que persiste ainda hoje, é disponibilizar versões de demonstração, ou demos, de alguns dos seus principais lançamentos. Essas versões, como o nome sugere, são recortes que buscam dar uma ideia da experiência completa do jogo. Elas são uma ótima oportunidade para conhecer novos títulos e movimentar aquele console recém-comprado, por exemplo.

  1. Jogos free-to-play
    Os jogos free-to-play (grátis para jogar, em inglês) são um verdadeiro fenômeno atualmente, com cada vez mais empresas aderindo ao modelo de mercado mesmo depois de já terem lançado seus títulos. Esses jogos costumam apostar em formatos multiplayer e têm uma grande adesão inicial, pois toda a base instalada da plataforma pode acessá-los sem custo adicional. Colabora, ainda, o fato de que eles não costumam exigir assinatura online nos consoles para funcionar online. Entre alguns exemplos estão Fall Guys, MultiVersus, Fortnite, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LOL), Genshin Impact, Pokémon Unite, Rocket League, entre outros.
  2. Internet Archive
  3. O Internet Archive traz um acervo com livros, músicas, softwares, páginas da web e outros conteúdos que movimentaram a Internet desde os seus primórdios, disponibilizando todos os materiais gratuitamente. Os jogos também não ficam de fora e é possível revisitar clássicos de Windows e até mesmo MS-DOS. Entre os destaques estão Prince of Persia, DOOM, Pac-Man, Wolfenstein 3D, Microsoft Flight Simulator, entre outras possibilidades. Nem que seja pela curiosidade, vale explorar o catálogo e se deparar com várias das suas surpresas.
  1. Jogos de navegador
    Para aqueles que não têm consoles ou computadores muito potentes, os jogos de navegador são uma opção acessível e divertida para passar o tempo. Hoje em dia, títulos como Gartic, Codenames, Akinator, Agar.io, Silther.io e Friday Night Funkin’ são alguns dos mais populares e rodam diretamente de uma página da Internet, sem a necessidade de um download externo.

Há, também, plataformas como a Jam.GG, que aposta em clássicos da era dos arcades totalmente licenciados e que podem ser jogados gratuitamente, contando ainda com opção de multiplayer online e salas com chat de vídeo. Outra opção é buscar games gratuitos no Google, como Snake, Cricket, Memória, Xadrez, entre outros.

  1. Jogos mobile
    Os dispositivos móveis são uma grande potência no mundo dos games graças à base instalada da plataforma. Afinal de contas, estima-se que pelo menos metade da população mundial tenha um smartphone, como aponta uma pesquisa da Strategy Analytics de junho de 2021. Por isso, a safra de jogos gratuitos tem sido cada vez maior em dispositivos Android e iPhone (iOS). Entre os mais populares estão Call of Duty Mobile, Genshin Impact, Pokémon GO, PUBG Mobile, Clash of Clans, Candy Crush Saga e League of Legends: Wild Rift (LOL Mobile).
  1. Epic Games Store
    Loja digital do estúdio de Fortnite, a Epic Games Store é a principal concorrente da plataforma Steam, da Valve. Embora o catálogo traga vários jogos populares e lançamentos à venda, o serviço chama atenção por suas ofertas gratuitas semanais. Em outras palavras, os usuários podem resgatar um novo jogo toda quinta-feira como uma tentativa de atrair novos usuários. Dessa forma, já foi possível garantir nomes como Control, GTA 5, Alien: Isolation, Alan Wake, Celeste, Dead By Daylight, Nioh: The Complete Edition, Shadow of the Tomb Raider, entre outros títulos de peso.

Vale mencionar, no entanto, que os jogos são disponibilizados para o resgate gratuito apenas por um determinado período. Caso o jogador o realize no prazo, terá o game para sempre, mas, se não o fizer, vai perder a oportunidade.

  1. Remote Play Together
    Uma das melhores funcionalidades da plataforma Steam, no PC, é o Remote Play Together. Ela permite, por exemplo, que um jogo que tenha apenas suporte a multiplayer local seja aproveitado online, via streaming. O mais interessante é que o jogador convidado não precisa ter o jogo em sua biblioteca: basta receber o convite de algum amigo para começar a jogatina. Por se tratar de uma funcionalidade via streaming, o Remote Play Together exige uma boa conexão com a Internet para uma imagem mais limpa e sem travamentos.
  2. Family Share da Steam
  3. Outro recurso muito utilizado da Steam é o seu Family Share, uma ótima ferramenta para compartilhar jogos com amigos na plataforma. Na prática, é como se um amigo emprestasse toda a sua biblioteca, garantindo acesso aos jogos comprados por ele a partir da sua própria conta. Esse método tem algumas desvantagens, no entanto. Uma delas é abrir apenas um jogo da mesma biblioteca por vez. De qualquer forma, o recurso é uma ótima opção para quem não quer gastar com jogos e tem um amigo de confiança.

Verificar também

Xbox Game Bar: saiba o que é, funções, como desativar e mais

A Xbox Game Bar é uma ferramenta essencial para gamers que utilizam o Windows 10 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.