A Samsung deseja aumentar a competitividade dos celulares perante os concorrentes, de modo a focar menos na redução de custos da empresa, de acordo com notícias na imprensa estrangeira. Com essa mudança, a gigante sul-coreana deseja garantir a liderança global deste mercado. No primeiro semestre de 2022, a marca alcançou o topo do ranking que classifica as fabricantes com maior remessa de aparelhos. Ainda assim, a empresa não alcançou o primeiro lugar em receita – posição que segue ocupada de forma imbatível pela Apple.
A mudança de filosofia na Samsung deve ocorrer já em 2023 e vai na contramão de gigantes chinesas como Xiaomi e Oppo, que possuem um planejamento atual pensado para reduzir os custos de modo a aumentar o máximo possível as margens de lucro. A própria Apple promoveu cortes neste ano, com a redução do ritmo de contratação devido a “incertezas econômicas”, de acordo com Tim Cook, CEO da marca.
O que significa a estratégia da Samsung?
A nova estratégia foi à luz numa reunião executiva com a divisão DX (experiência do dispositivo, na sigla traduzida). Relatórios mostram que a empresa pretende evitar estratégias de desenvolvimento e marketing orientadas pela lucratividade e redução de custos, de modo a se concentrar no “fortalecimento das funções desejadas pelos clientes”. A informação foi revelada pelo portal coreano Hankyung.
De acordo com o site, o vice-presidente da Samsung Eletronics, Han Jong-hee, ordenou durante a reunião que “todos os departamentos devem pensar em maneiras de fortalecer a competitividade dos smartphones, em vez de ficarem limitados pela redução de custos”.
Como a Samsung fará isso?
A estratégia significa que a empresa dará foco ao desenvolvimento dos celulares topos de linha, já que são esses aparelhos que são competitivos o suficiente para ocupar o primeiro lugar contra a principal rival, a Apple. Isso significa que a empresa deve se preocupar cada vez menos com as movimentações de mercado realizadas por rivais menores.
A decisão da Samsung de usar chips da Qualcomm em toda a série Galaxy S23 é uma etapa importante na execução dessa estratégia. Antes, a empresa dividia o mercado entre smartphones alimentados com chips da Snapdragon (Qualcomm) e Exynos (Samsung). Com a mudança, a gigante sul-coreana tem um respiro para poder desenvolver um chipset competitivo que pode ser lançado em smartphones de alto desempenho em 2025.