A mensagem “Falha no logon do Serviço de Perfil de Usuário. Não é possível carregar o perfil de usuário” pode surgir na tela do computador ao tentar fazer login no Windows. O alerta indica que o arquivo de perfil do sistema está corrompido, impedindo o acesso a documentos, fotos, vídeos e outros itens salvos no HD. Mas não há motivo para pânico, pois é possível criar um novo usuário e migrar seus arquivos para tentar contornar a situação. Veja no tutorial a seguir como resolver o erro de acesso ao perfil nos Windows Vista, 7, 8 e 10.
Ative a conta oculta de administrador
Arquivos existentes em um perfil corrompido podem ser movidos para uma nova conta de administrador. O processo é simples se você já tem uma segunda conta cadastrada no Windows. Se não tiver, o procedimento é um pouco mais trabalhoso, mas igualmente eficaz.
Passo 1. Reinicie o computador e pressione F8 continuamente no momento do reset para acessar o assistente de inicialização do Windows. Selecione o Modo de Segurança para ligar;
Passo 2. Busque o Prompt de Comando no Menu Iniciar, clique sobre ele com o botão direito do mouse e execute como administrador;
Passo 3. Digite o comando “Net user administrator /active:yes” (sem aspas) e pressione Enter.
Crie uma nova conta
Passo 1. Reinicie o computador e faça login na conta oculta de administrador. Apesar de já haver uma nova conta de administrador, o perfil criado no modo de segurança não pode ser usado no dia a dia. Por isso, é preciso criar mais uma conta para servir de substituta. Com o perfil já criado, permaneça no menu “Contas > Família e outras pessoas” e selecione “Alterar tipo de conta”;
Passo 2. Marque a opção “Administrador” e pressione “Ok”.
Mova os arquivos
Se você já tiver um segundo perfil de usuário cadastrado no computador ou se tiver criado uma nova conta recentemente, é possível migrar os arquivos da conta corrompida e recuperar o acesso a tudo.
Passo 1. Se você acabou de criar um novo usuário, permaneça logado na conta acessada por meio do Modo de Segurança. Em seguida, acesse o explorador de arquivos e navegue até a sua pasta original de arquivos pessoais. O caminho usual é C:\Users/NOMEDOSEUUSUARIO. Copie todas as pastas, exceto as que contêm um ponto (.) no começo do nome;
Passo 2. Navegue até a pasta correspondente ao seu novo usuário e cole todos os arquivos copiados;
Passo 3. Saia do usuário atual e faça login no seu novo perfil de usuário. Todos os arquivos deverão estar intactos e acessíveis. Cheque se os seus programas também estão disponíveis. Caso algum tenha sido instalado apenas para o seu usuário antigo, será preciso instalar novamente. Em seguida, volte às configurações de conta do Windows e remova sua antiga conta;
Passo 4. Por fim, acesse novamente o Modo de Segurança, abra o Prompt de Comando e desative o usuário administrador com o comando “Net user administrator /active:no” (sem aspas).
Ao final, você terá apenas uma conta ativa com todos os seus arquivos de volta.
Via Expert Reviews.