Depois de testar o Xbox One com o game Ryse: Son of Rome, o TechTudo aproveitou a abertura da E3 2013 para conhecer a nova versão de Fifa 14, que promete inúmeras melhoria nos consoles da nova geração. E a promessa foi cumprida, pois o game traz mudanças significativas nos dois quesitos. Confira:
O início de uma nova era
Fifa 14 para a nova geração de consoles deixará os fãs do esporte bem entusiasmados. A começar pelos gráficos. Tanto os jogadores, quanto todos o ambiente do estádio, passando pelos detalhes internos até a reação da torcida com os lances, estão em um nível de detalhamento nunca antes visto.
Dessa forma, o visual volta a ser um dos maiores atrativos do game. Esse quesito também aumenta ainda mais a rivalidade entre Fifa e PES, já que o game da Konami sempre levou vantagem e relação aos gráficos apresentados.
Jogabilidade mais próxima da realidade
Na jogabilidade, a primeira grande mudança fica por conta do chamado corpo-a-corpo. Agora, os jogadores tem encontros mais reais, nem sempre perdendo o contato com a bola e fazendo a jogada seguir.
O estilo do jogador ainda conta muito na hora de decidir a jogada, ou seja, Neymar, por exemplo, ainda terá problemas se encontrar um zagueiro mais forte pela frente. Entretanto, agora é possível desviar do adversário, seja com dribles ou apenas se esquivando. Além disso, a posição do corpo vai influenciar diretamente na jogada, pois o cenário vai variar de acordo com o equilíbrio do atleta.
Outra mudança é que agora é possível reagir na briga pela bola. Até o Fifa 13, o jogador que estava com a pelota recebia puxões e empurrões dos defensores e não tinha muito o que fazer. A versão desse ano permitirá que o jogador brigue pela bola, ou seja, dispute na marra com os zagueiros, mudando completamente a forma de atacar e defender.
A jogabilidade também ficou mais cadenciada, com mais toque de bola e esquemas, deixando o jogo ainda mais real. Para isso, a EA Sports acrescentou maneiras diferentes de se passar a bola. Por exemplo, agora e possível tocar lado externo do pé, fazendo com o jogador tenha mais maneiras de acertar o lançamento e engane o adversário.
Outra mudança sensível é na forma de posicionar o corpo para chutar. Quanto mais equilibrado e posicionado estiver, melhor será a finalização. A forma como os jogadores se movimentam também foi bastante modificada. As versões das gerações antigas ainda mantinham o atleta andando em linhas retas, seja para os lados, para frente ou em diagonais. No Fifa 14 para o Xbox One e Playstation 4, o personagem tem a movimentação mais solta, permitindo que mudanças repentinas aconteçam sem grandes dificuldades e complicando a vida dos defensores.
Além disso, novas forma de cabecear foram adicionadas. Para se defender, agora é possível se jogar na bola e improvisar na hora do desespero. Para atacar, é possível dar um toque de classe, apenas tirando do goleiro, ou acertar com mais força, de modo a estufar as redes. Todas essas novidades tem como objetivo dar mais opções ao gamer, permitindo que ele tenha total controle sobre o que vai acontecer na jogada.
Com todas essas mudanças, Fifa 14 traz jogadores mais “inteligentes”. O velho truque de lançar a bola pelo alto e pegar a defesa batendo cabeça não vai mais funcionar. Além disso, o posicionamento, tanto no momento do ataque, não ficando impedido com frequência, e na defesa, na hora de voltar ou de tirar a bola para evitar um contra-ataque rápido, são visíveis nos primeiros momentos do jogo.
Goleiros mais inteligentes
O goleiro também ganhou melhorias. O arqueiro está mais atento ao que está acontecendo dentro da área, principalmente em cruzamentos. Ele apresenta reflexos rápidos, tanto em chutes de perto quanto em saídas nos pés do atacante. Driblar e entrar com bola está bem mais complicado, por isso, quando chegar cara-a-cara, se lembre que não existe gol feio, chute no canto e saia para o abraço.
Neymar de moicano?
A partida da versão demonstrada foi entre o Barcelona e o Atlético de Madri. A equipe catalã já conta com o craque Neymar Jr. – como está escrito no game – no ataque, ao lado do argentino Messi. O único “erro” do jogo é que o atacante ainda está com o cabelo moicano, diferente da apresentação no Barça.
O último detalhe desta versão demo que merece destaque, foi o acréscimo de inúmeras animações off-game, ou seja, aquelas que não influenciam na jogabilidade. Podemos citar, por exemplo, o fato do goleiro fazer embaixadinha na hora de pegar a bola para cobrar o tiro de meta, ou um zagueiro chutar a bola para frente para que ela chegue para o meia cobrar uma falta. Sem contar nas reações do técnico e dos torcedores mais apaixonados na arquibancada.
Fifa 14 para a nova geração dos consoles conseguiu deixar o jogo ainda mais real da que encontramos em Fifa 13, para PS3 e Xbox 360. Segundo os produtores presentes na E3 2013, o título ainda tem muito a evoluir, já que essa é a primeira apresentação do game ao público e está apenas com 65% do jogo concluído. O game de futebol tem tudo para ser um sucesso e certamente terá espaço garantido na coleção dos fãs.ES vai precisar suar a camisa para superar seu rival.
Fonte: Info Exame