A Microsoft havia dito que apenas oferecia acesso aos seus serviços online para o governo dos Estados Unidos com uma ordem legal ou determinação. Porém, parece que isso não é verdade. Uma nova reportagem diz que a Microsoft ajudou a NSA (National Security Agency) a acessar o Skydrive, Hotmail e Outlook.com.
Microsoft ajudou a NSA
Um texto publicado pelo jornal The Guardian, baseado em arquivos que Edward Snowden publicou, revela que a Microsoft facilitou o acesso da NSA nos serviços na nuvem da empresa. Além disso, a agência teria conseguido uma forma de driblar a criptografia nas conversas e mensagens do serviço de e-mails Outlook.com.
O artigo ressalta também que o Skype trabalhava com a agência para coletar bate-papos em vídeo e áudio para fornecer dados ao governo, mesmo antes da Microsoft adquirir o software em 2011.
Segundo a reportagem, a NSA teria compartilhado os arquivos adquiridos nos serviços da Microsoft com o FBI e a CIA.
Repetindo o que comentou anteriormente, a Microsoft reafirma que apenas compartilhava informações com a agência em resposta à processos legais. A empresa diz também que checa cada pedido, e que as rejeita toda vez que as considera inválidas.
Por fim, a companhia diz que não responde esse tipo de ordem, as quais estão sendo discutidas na imprensa nas últimas semanas.
Estamos sendo vigiados
O assunto em questão vem sendo discutido desde junho deste ano, quando Edward Snowden, de 29 anos, ex-assistente técnico da CIA que trabalhou por quatro anos na NSA, revelou informações sobre o governo monitorar tudo o que acontece na internet. O assunto gerou uma grande mobilização na internet e até a criação de uma ação chamada Stop Watching Us.
Snowden é o homem mais procurado pelos Estados Unidos no momento, por ter sido responsável pelo vazamento de material secreto sobre a atividade espiã americana em todo o mundo. Agora, ele enfrenta problemas para conseguir chegar até os países que o concederam asilo político, como o México, Cuba ou Venezuela. E uma grande resistência dos EUA.
Fonte: Baboo