O Windows 10 pode apresentar falhas no momento de iniciar, como qualquer outro sistema operacional. No caso de uma inicialização inadequada, existem três possíveis causas para esse problema: arquivos corrompidos ou eliminados, erros de firmware ou desajustes no hardware.
No entanto, alguns métodos simples podem ser aplicados para resolver o processo de inicialização. É viável, por exemplo, tentar ligar o computador em modo de segurança, método em que o Windows inicia com o mínimo de software possível, ou utilizar a restauração de sistemas, para voltar os arquivos a um ponto de restauração criado antes do problema. Confira, a seguir, o passo a passo de algumas maneiras de corrigir o problema.
1. Iniciar em modo de segurança
O modo de segurança do Windows consiste em iniciar o sistema com uma versão básica, utilizando o mínimo de arquivos e recursos possíveis. Se o problema for resolvido após a inicialização com segurança, você já sabe que o problema não está nos drivers básicos e nem na configuração central do dispositivo.
Passo 1. Após algumas tentativas de inicialização sem sucesso, a máquina vai entrar em loop de reparo automático, em que o sistema dá uma série de opções para resolver a questão. Na tela azul, selecione a opção “Solução de Problemas”;
Passo 2. Em seguida, pressione “Opções avançadas”;
Passo 3. Agora, escolha a opção “Configurações de Inicialização”;
Passo 4. O Windows vai exibir algumas opções de inicialização, entre elas estará “Modo de Segurança”. Pressione “Habilitar Modo Seguro” e assinale reiniciar.
2. Observe o funcionamento da bateria
Se o problema acontecer em um notebook, é indicado analisar se a inicialização foi prejudicada por problemas com a bateria da máquina. Para isso, teste o funcionamento com um cabo alternativo ou remova a bateria e conecte o aparelho a outra fonte de energia.
Esse teste serve para verificar se o problema foi causado pelo hardware. Caso isso se comprove, é necessário procurar assistência técnica para trocar o equipamento que está apresentando a falha.
3. Retire os dispositivos USB
Também existe a possibilidade do PC não iniciar corretamente por conta de um conflito com dispositivos USB. Para verificar se essa é a causa do problema, tente desconectar todos os aparelhos do computador e reiniciar a máquina.
4. Faça a restauração do sistema
Essa alternativa faz com que o Windows volte ao estado anterior ao ponto de restauração que você selecionar. Esses pontos são criados automaticamente pelo sistema quando um programa ou atualização é instalado justamente para prevenir falhas na máquina. Entretanto, você também criar e ativar um pontos de restauração no Windows 10 manualmente.
Passo 1. Na tela azul de Reparo Automático, pressione a opção “Solução de Problemas”;
Passo 2. Em seguida, acesse “Opções avançadas”;
Passo 3. Depois, assinale “Restauração de Sistema” e selecione um ponto de restauração anterior ao início dos problemas.
5. Tente corrigir erros na inicialização
Essa opção é oferecida pelo Windows para tentar corrigir possíveis erros que podem estar impedindo o carregamento adequado do sistema. Em alguns casos, o Windows pode voltar a inicializar normalmente após o passo a passo a seguir.
Passo 1. Pressione “Solução de Problemas” na tela de Reparo Automático;
Passo 2. Selecione “Opções avançadas”;