Uma vulnerabilidade no Photoshop para Windows e macOS fez com que a Adobe liberasse nesta quarta-feira (22) uma atualização emergencial. Segundo boletim de segurança da fabricante, o update corrige uma brecha que permite execução de código remoto, abrindo caminho para a invasão do computador por criminosos.
A atualização para a versão 19.1.6 é mandatória para usuários do Photoshop CC 2017 (18.1.6) e CC 2018 (19.1.5). A urgência da medida, que tem status de “crítica”, surge apenas um dia depois do pacote semanal de atualizações de segurança, liberado sempre às terças-feiras. O download deve ser feito pela ferramenta nativa Adobe Updater, que acompanha o software de edição de imagens.
Na terça-feira (21), A Adobe liberou outras 11 correções de segurança para usuários de seus produtos para Windows e Mac, incluindo duas soluções críticas para o leitor de PDF Adobe Reader. A fabricante considerou a vulnerabilidade nível três; ou seja: é uma brecha (já solucionada) que foi encontrada em um produto que não possui histórico de ataques hackers.
As falhas do Reader são similares às encontradas no Photoshop, que permitem a um hacker executar códigos no computador da vítima. A fabricante de software não forneceu mais detalhes sobre a vulnerabilidade.
Atualizações do Photoshop e outros produtos da Adobe, vale lembrar, só podem ser obtidas por usuários que adquiriram a licença ou têm assinatura ativa dos serviços originais da Adobe Creative Cloud. Portanto, computadores que rodam versões pirateadas do programa permanecem vulneráveis.