- Rufus é uma ferramenta que facilita o processo de criar um dispositivo USB bootável e é usada para recuperar sistemas operacionais ou softwares; saiba como usá-la
- Rufus é um software para Windows que permite criar um multiboot USB de maneira descomplicada. Estes dispositivos são fundamentais para quem precisa reinstalar um sistema operacional, seja para resolver bugs, após uma formatação ou apenas para testar um novo sistema. O Rufus facilita esse processo, preparando o dispositivo em poucos cliques, garantindo que funcione corretamente durante a inicialização. Neste guia, entenda o que é um multiboot USB, veja como o Rufus funciona, se o programa é seguro e muito mais.
O que é um multiboot USB ou pen drive bootável?
Um multiboot USB, pen drive bootável ou USB inicializável são dispositivos portáteis configurados para agir como um disco de instalação de um sistema operacional. No passado, para instalar ou recuperar um software como, por exemplo, Windows ou Linux, era preciso ter um disco físico de instalação do sistema — como um CD ou DVD — inserido no driver para realizar este processo.
Agora, é possível fazer essa instalação usando apenas um pendrive bootável. O dispositivo portátil é preparado e configurado para carregar automaticamente quando o computador é inicializado. A instalação é feita a partir de um arquivo ISO armazenado no dispositivo, que funciona como uma cópia exata do disco físico do software. Um multiboot USB, por sua vez, é ainda mais completo, ao permitir que o usuário carregue múltiplos sistemas em apenas um dispositivo.
O que é Rufus e como funciona?
Rufus é uma ferramenta disponível para Windows que cria um dispositivo bootável em poucos cliques. Para realizar esse processo sem a ajuda de um programa, é necessário ter algum conhecimento para formatar o dispositivo de maneira correta, criar as partições necessárias e montar os arquivos ISO para funcionarem sem problemas. Com o Rufus, todos esses passos são feitos automaticamente, sem que o usuário precise ter um grande conhecimento de informática.
Após baixar o Rufus, o usuário precisa apenas abrir o programa com o dispositivo USB conectado ao computador para iniciar a configuração. A ferramenta então irá formatar o armazenamento externo e pedir para anexar o arquivo ISO que será usado. O Rufus também conta com algumas configurações avançadas, que permitem uma verificação no disco para encontrar possíveis bloqueios ou desabilitar a formatação rápida, por exemplo.
Rufus é seguro?
O Rufus é um software bastante conhecido e recomendado por plataformas especializadas, portanto, pode ser usado sem muitos riscos. Além disso, é um software de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode inspecioná-lo e aprimorá-lo. Dessa forma, desenvolvedores independentes conseguem verificar se existe alguma falha de segurança e corrigi-las rapidamente.
O Rufus não solicita dado pessoal, como e-mail ou nome, mas exige a liberação do administrador do computador antes de ser executado. Vale ressaltar que, antes de instalar e abrir qualquer programa, é fundamental que o dispositivo tenha um antivírus ativo e atualizado. Outra precaução importante é sempre baixar os softwares de fontes oficiais e confiáveis, já que muitos sites piratas disponibilizam programas falsos ou acompanhados de malware.
Rufus é de graça?
Sim, é possível baixar o Rufus gratuitamente no site oficial da ferramenta (https://rufus.ie/pt_BR/) ou pelo perfil da ferramenta no GitHub (https://github.com/pbatard/rufus). Como já mencionado, o Rufus não solicita dados pessoais ou informações bancárias, como número do cartão de crédito, para ser usado. Diferentemente de outras ferramentas independentes, a plataforma nem mesmo pede doações para seus usuários, afirmando que podem continuar usando o Rufus “sem culpa alguma por não contribuir financeiramente — você nunca deverá ter que contribuir”.
Como instalar e usar o Rufus?
Para instalar o Rufus, basta acessar o site “https://rufus.ie/pt_BR/” ou o “https://github.com/pbatard/rufus” e baixar a versão mais recente do programa. Em seguida, execute o arquivo baixado com o perfil de administrador e conceda as permissões necessárias. Ao conectar um dispositivo na entrada USB do computador, o Rufus irá reconhecê-lo automaticamente. Ainda assim, é recomendável confirmar se a unidade reconhecida é, de fato, o dispositivo portátil.
Antes de começar o processo, é importante fazer um backup dos arquivos salvos no dispositivo USB. Afinal, a unidade será formatada e todos os arquivos podem ser perdidos. Com o Rufus aberto, marque as configurações desejadas, incluindo a “criar um disco bootável usando” e escolha a opção “Imagem ISO”. Em seguida, clique no botão com a imagem do disco para selecionar o arquivo ISO de seu computador. Por fim, clique em start e aguarde o fim do processo.