Em entrevista na quinta-feira, o presidente da Google Eric Schmidt disse que o relacionamento de sua empresa com a Apple melhorou em relação ao ano passado, ressaltando que os executivos têm mantido “muitas e muitas” negociações para discutir uma série de questões.
Falando com a Reuters no retiro ( Sun Valley ), em Idaho, Schmidt solta que o Google e a Apple têm vindo a participar em reuniões ao longo do ano passado, o que sugere que as duas empresas estão trabalhando para resolver suas diferenças. Apple e Google estão em “discussões de negócios constantes em uma longa lista de questões “, disse Schmidt. Embora os detalhes sobre estas questões são deixadas para especulação, Schmidt revelou que o diretor de negócios Nikesh Arora do Google levou muitos dos parceiros aos encontros. Uma vez razoavelmente perto, Apple e Google se distanciaram depois da gigante de buscas da Internet lançou o sistema operacional Android, que posteriormente assumiu o mercado mundial de smartphones.
Schmidt disse durante uma entrevista em outubro de 2012 que a batalha entre o iOS da Apple e o Android do Google é a “definição de luta da indústria hoje.” próprio Schmidt era uma vez no conselho de diretores da Apple, mas deixou o cargo em 2009, após o lançamento do Google Chrome OS . Pela sua parte, a Apple tem tentado abandonar sua dependência de dados do Google em quase todos os aspectos do iOS. Por exemplo, as primeiros cinco iterações do sistema operacional móvel da Apple, apresentou um conjunto de aplicativos construídos sobre os ativos do Google, incluindo Maps e YouTube. Com iOS 6, o aplicativo Google Maps-driven Mapas foi substituído por uma solução da Apple criado a partir do zero. O aplicativo nativo do YouTube também foi vetado, assim como os dados que alimentam Siri da Apple assistente virtual. Google finalmente criou versões independentes dos aplicativos nativos de outrora, e, no caso do YouTube, lançou o título antes do iOS 6 foi sequer lançado. depreciação O original YouTube do aplicativo do iOS foi uma bênção disfarçada para o Google, já que libertou a empresa para mostrar anúncios, algo que a Apple não permite, com a versão antiga. Vice-presidente do site de streaming de vídeo de vendas informou recentemente que a receita publicitária triplicou nos últimos seis meses , sugerindo a remoção do aplicativo do iOS foi um fator-chave na condução das receitas.