- É possível aumentar a velocidade de carregamento do notebook com algumas ações simples. Usar o carregador correto — de preferência o original — e evitar conectar outros dispositivos ao laptop durante o processo, por exemplo, ajudam a otimizar o carregamento. Além disso, é fundamental verificar as condições da bateria. Se o componente estiver com a vida útil comprometida, o ideal é substituí-lo por um modelo com as mesmas especificações técnicas. A seguir, confira cinco dicas para melhorar a velocidade de carregamento do notebook.
Veja as dicas que serão abordadas na matéria:
Use o carregador correto
Não conecte outros dispositivos ao notebook durante o carregamento
Mantenha o notebook em local fresco e com fluxo de ar
Calibre a bateria
Alterne para o modo de espera
- Use o carregador correto
Ao conectar o notebook à tomada, sempre utilize o carregador original. Esse acessório foi desenvolvido para fornecer a energia ideal para o funcionamento e carregamento do laptop. Se não tiver o componente original, procure um da mesma marca, que pode ser encontrado em varejistas online ou nos próprios portais das fabricantes.
Caso não seja possível encontrar o mesmo carregador, escolha um substituto com as mesmas especificações técnicas do modelo original. O uso do acessório adequado garante um carregamento rápido e seguro para o dispositivo.
- Mantenha o notebook em local fresco e com fluxo de ar
Evite carregar o notebook em locais quentes e sem ventilação. Durante o processo de carregamento, o dispositivo já aquece naturalmente, e a combinação com um ambiente abafado pode reduzir a velocidade de carga e até danificar os componentes internos.
Para evitar esse problema, posicione o laptop em uma superfície plana e bem ventilada que permita a circulação de ar pelas aberturas laterais e traseiras do notebook. Outra dica é, caso possível, evitar o carregamento no seu colo, priorizando colocar o aparelho sobre uma mesa. Além de não tapar das aberturas e ventilações do dispositivo, essa medita evita eventuais queimaduras e afins.
- Não carregue outros dispositivos no notebook durante o carregamento
Embora pareça uma ação inofensiva, carregar outros dispositivos pelo notebook reduz consideravelmente a velocidade de carga do sistema. Isso acontece porque o laptop precisa dividir a energia entre o próprio carregamento e os dispositivos conectados, atuando praticamente como um grande power bank. Por isso, para otimizar a velocidade do processo, desconecte qualquer aparelho enquanto o notebook estiver na tomada.
4. Alterne para o modo de espera
Por fim, uma alternativa para acelerar o carregamento da bateria do notebook é colocando-o no modo de espera durante o processo. Essa alteração diminui exponencialmente o consumo de energia do dispositivo. Neste caso, a equação é muito simples: quanto menor o consumo, mais rápido será o carregamento do laptop.
5. Calibre a bateria
O uso constante do notebook pode fazer com que o ciclo de carga da bateria se desalinhe das métricas estabelecidas pelo sistema. Esse descompasso pode resultar em uma leitura imprecisa do nível de carga, levando a um carregamento inadequado e, consequentemente, lento.
Para calibrar a bateria, siga este processo: carregue-a completamente até 100%, deixe-a descarregar totalmente até 0% e, em seguida, recarregue-a até 100% sem interrupções. Dessa forma, o ciclo deve ficar mais equilibrado e preciso.