sexta-feira , 4 abril 2025

Suposto Apex Legends mobile é usado em golpe; evite perigo no celular

O jogo Apex Legends está sendo usado em um novo golpe, segundo a ESET, empresa britânica de segurança digital. Aplicativos maliciosos e versões falsas do game mobile estariam tentando roubar dados e informações de usuários de celulares Android. Desenvolvido pela Respawn Entertainment, Apex Legends é o novo fenômeno do modo Battle Royale. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One, mas ainda não ganhou uma versão mobile.

Entenda o caso
Apex Legends atingiu a marca de 25 milhões de jogadores em apenas uma semana de lançamento e bateu recorde de visualizações na Twitch. Alguns concorrentes direto do jogo, como Fortnite e PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), já têm versões mobile. Com o sucesso de Apex, supostas versões do jogo para celular também começaram a surgir.

No entanto, a versão mobile de Apex Legends ainda não existe. Na loja oficial da Google Play, também é possível encontrar aplicativos oferecendo acessórios para o jogo. O objetivo desse suposto jogo para celular e dos aplicativos falsos é coletar dados dos usuários e vender essas informações pessoais, o que coloca a sua segurança e privacidade em risco.

Um exemplo de golpe é o aplicativo que diz ser um manual de armas que dará vantagens ao jogador de Apex Legends. Para acessar o suposto conteúdo, o jogador precisa conceder uma série de permissões, que darão ao aplicativo acesso à localização do dispositivo, câmera e contatos. Se o usuário não conceder uma das permissões, o aplicativo não funcionará corretamente. Assim, o aplicativo falso pode coletar uma grande quantidade de informações dos jogadores desavisados.

Outra forma de enganar os jogadores é por meio do YouTube. Ao procurar no YouTube por “como baixar Apex Legends para Android”, é possível encontrar uma série de tutoriais explicando o passo a passo. A intenção é fazer o usuário clicar em um link da descrição do vídeo, fazendo download do aplicativo malicioso. Depois do download, a única coisa que o usuário recebe são vídeos do jogo, sendo redirecionado para sites de publicidade e fazendo o download de outros programas.

Números de vítimas e como evitar golpes
Segundo a ESET, não é possível precisar quantos usuários já foram vítimas dos golpes relacionados ao jogo. “Determinar este tipo de dados com precisão não é possível, já que não podemos saber quem realmente caiu no engano. No máximo, quando eles são dados de códigos maliciosos, podemos saber a quantidade de usuários a quem nós travamos a detecção”, disse Camilo Gutierrez, chefe de laboratório da ESET.

Verificar também

Como jogar de graça? Veja oito maneiras de curtir games sem pagar nada

Jogar de graça era uma realidade distante alguns anos atrás, mas, hoje em dia, está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.