A “tela azul da morte” é um erro que acontece no Windows desde as primeiras versões do sistema e que costuma assustar os usuários. O alerta, na verdade, pode indicar uma quantidade diversa de falhas originadas de mau funcionamento do software ou do hardware. A tela azul indica que o sistema encontrou um ambiente inseguro ao inicializar e, por isso, forçou um reset para tentar contornar o problema. No entanto, é comum que a solução fique a cargo do usuário, especialmente se o bug for recorrente. Veja, a seguir, nove providências que podem ser tomadas quando o PC dá tela azul.
1. Pesquise o código de erro
Quando o Windows entra em pane, um código de erro aparece na tela com o nome de “Stop code”. Anote a informação e digite no site windows.com/stopcode para descobrir pistas sobre os motivos da falha. Em versões recentes do sistema, a tela azul também mostra um código QR, que pode ser escaneado com o celular para abrir diretamente a página de suporte referente ao bug encontrado no PC. A página de suporte da Microsoft traz soluções específicas dependendo do tipo de erro encontrado no computador.
2. Verifique mudanças recentes no computador
Atualizações recentes da própria Microsoft podem estar por trás do surgimento repentino de erros de tela azul. No Windows 10, é simples descobrir se algum pacote específico é responsável pelo problema. Acesse as configurações do PC e vá até o menu “Atualização e Segurança > Windows Update” e selecione “Exibir histórico de atualização”.
Localize se há alguma atualização instalada na data em que as falhas começaram a aparecer. Caso positivo, pressione “Desinstalar atualizações”, remova o pacote e reinicie o computador para checar se o problema foi resolvido.
3. Atualize o sistema e os drivers
No menu Windows Update das configurações, selecione o botão “Verificar se há atualizações” para baixar eventuais correções de erros já liberadas pela Microsoft, mas que ainda não estão instaladas no computador. É importante também atualizar os drivers do PC para se certificar de que a tela azul não esteja ligada a um mal funcionamento de componente de hardware por conta de incompatibilidade com o sistema operacional.
4. Reverta para um backup anterior do sistema
Se desinstalar um update problemático ou baixar novos drivers não surtir efeito, pode ser interessante reverter um ponto de recuperação para solucionar a tela azul. Digite “Restauração” na pesquisa do Windows, abra a ferramenta correspondente no Painel de Controle e pressione a opção “Abrir restauração de sistema”. É importante lembrar quando o problema começou a aparecer para recuperar o backup correto do Windows.
5. Use um antivírus
Vírus e malwares em geral podem corromper arquivos do sistema operacional e provocar bugs que geram tela azul. Baixe um bom software antivírus e faça uma varredura completa no sistema. Se você já tiver um programa de proteção instalado, também é importante garantir que ele esteja sempre atualizado para tornar o alerta de infecção mais eficaz.
6. Verifique o hardware
Componentes defeituosos do computador também podem ser fonte de bugs no Windows. Comece checando se há problemas na memória RAM usando o utilitário nativo do sistema: digite “diagnóstico”, escolha “Diagnóstico de memória do Windows” e selecione “Reiniciar agora”. O computador irá dar um reset e executar um teste rápido para saber se os pentes estão operando conforme o esperado. Depois, use ferramentas similares para examinar o disco de armazenamento.
7. Verifique o sistema de arquivos
Além do armazenamento físico, é importante verificar a integridade do sistema de arquivos do computador para saber se há arquivos corrompidos. A melhor maneira de executar a tarefa é por meio do Prompt de Comando. Abra a ferramenta como administrador e digite “sfc /scannow” (sem aspas) para executar uma varredura em busca de bugs. O procedimento pode levar vários minutos para completar.
8. Inicie no Modo de Segurança
O Modo de Segurança carrega apenas os recursos essenciais do Windows e pode indicar se a falha no sistema tem origem no software ou no hardware. Nas configurações, vá até o menu “Atualização e Segurança > Recuperação > Inicialização Avançada” e pressione o botão “Reiniciar agora” para ter acesso às opções de boot do Windows. Se o computador funcionar, mesmo que de maneira limitada, é sinal que os componentes vão bem.
9. Reinstale o Windows
A restauração do sistema pode ser a melhor solução para se livrar da tela azul uma vez descartados problemas de hardware e depois de verificar que o Windows funciona normalmente no Modo de Segurança. Para isso, acesse o menu “Atualização e Segurança > Recuperação > Restaurar o PC” e pressione “Começar agora” para reinstalar o software do zero. É possível escolher manter seus arquivos ou fazer uma instalação limpa. Antes de proceder, lembre-se de fazer um backup, especialmente se optar pela restauração completa.
Via MakeUseOf