O Xbox Series X e o Xbox Series S são os dois consoles mais recentes da Microsoft e integram a chamada nova geração. Lançados há cerca de dois anos, eles chamam atenção pela diversidade de visual e também de preço, em razão das especificações. Por isso, o Submarino explica os principais recursos, as diferenças entre o Series S e o Series X e ajuda você a escolher seu novo videogame em 2022.
Xbox Series X é mais poderoso
O Xbox Series X é o verdadeiro console da nova geração, desenvolvido para apresentar uma experiência gamer com o maior potencial gráfico e de desempenho possíveis no momento, falando em videogames. Por isso, seu preço é mais alto.
O Series X é o console em formato retangular, como um monolito, e todo na cor preta, com 30,1 x 15,1 x 15,1 cm. Ele pode ficar na horizontal ou na vertical, sem prejudicar as saídas de ar e o seu resfriamento.
Um dos diferenciais do Xbox Series X é a presença do leitor de mídia física, que pode rodar tanto os títulos novos como discos de Xbox One, Xbox 360 e até do Xbox original, além de Blu-Rays. Ou seja, ele deve ser a escolha de jogadores que possuem uma biblioteca de games de Xbox 360 e Xbox One em disco, ou uma coleção de filmes e séries em Blu-ray.
Mas o principal destaque são as suas especificações poderosas. Ele está equipado com um processador de oito núcleos rodando a 3.8 GHz, GPU (processamento gráfico) com 12 Teraflops, 52 CUs a 1.825 GHz RDNA 2 e 16 GB de memória RAM GDDR6. Isso faz o Xbox Series X funcionar de maneira extremamente fluida e rápida, da navegação nos menus à execução dos jogos.
Com esse hardware, o Xbox Series X é capaz de executar jogos em resolução 4K (3840×2160 pixels) e taxas de quadros de até 120 frames por segundo, com suporte à tecnologia Ray Tracing para renderização mais fiel de reflexos, sombras, efeitos de luz e explosões.
Por isso, o Xbox Series X é o videogame perfeito para quem também investiu em uma Smart TV Ultra HD 4K, com a melhor qualidade de imagem.
Diferenças para o Xbox Series S
O Xbox Series S é o console da nova geração com preço mais baixo. Ele é branco e retangular, sem leitor de mídia física. Assim, os jogadores precisam recorrer a mídias digitais para jogar, comprando pela loja do console, acessando o catálogo do Xbox Game Pass para baixar os jogos ou escolhendo títulos via Xbox Cloud Gaming, para jogar via streaming.
O Xbox Series S tem 27,5 x 15,1 x 6,5 cm. Por seu tamanho compacto, pode ser adaptado sem dificuldade a escrivaninhas ou racks, além de ser posicionado na vertical ou na horizontal, sem prejudicar as saídas de ar do hardware.
O Series S possui poder de processamento e armazenamento menores, porém, sem prejudicar a experiência dos jogos da nova geração, com inicialização e respostas super-rápidas e gráficos avançados com efeitos de Ray Tracing (sombras, luzes e reflexos mais realistas).
Ele conta com SSD de 512 GB de armazenamento, 4 teraflops de potência no processamento, resolução nativa de 1440p para jogos (o chamado QuadHD) em até 120 frames por segundo (FPS) e exibição de filmes e séries em resolução Ultra HD 4K, quando disponível nos serviços de streaming.
Mesmo com menor poder gráfico, o Xbox Series S é totalmente compatível com o Quick Resume, assim como o Series X. Os tempos de carregamento são muito menores e os jogadores também conseguem alternar entre games abertos rapidamente, graças ao armazenamento dos jogos e dados em SSD, ao invés dos antigos HDs.
Os dois consoles também são totalmente compatíveis com o Xbox Game Pass, que é a “joia da coroa” da Microsoft. O serviço de assinatura online oferece um catálogo rotativo com mais de 100 títulos, incluindo clássicos, lançamentos da nova geração e jogos multiplataforma, que ficam disponíveis para o jogador baixar e jogar.
Para pesquisar as ofertas de Xbox Series X e Series S, visite o site ou baixe o app Submarino.