A ASUS lançou ontem (17) o novo Zenbook S 14, primeiro notebook do Brasil com chipset do projeto Lunar Lake, o Intel Core Ultra de segunda geração. O chip voltado para tarefas de inteligência artificial (IA) é considerado pela Intel como o “mais eficiente do mundo”. Segundo a marca, a NPU traz poder de processamento de 47 TOPs (trilhões de operações por segundo), mais de 4x o desempenho da utilizada nos processadores Meteor Lake, lançados em dezembro de 2023. O dispositivo sai por R$ 12.999 e pode ser adquirido diretamente no site da Asus.
O conjunto completo entre GPU, CPU e NPU atinge 120 TOPs, número que promete ser mais que suficiente para rodar localmente aplicações de IA, expandindo as possibilidades tanto em tarefas de uso cotidiano — como tradução simultânea ou remoção de ruídos em chamadas — quanto em atividades mais pesadas — como geração de conteúdo audiovisual. A seguir, veja detalhes sobre a Intel Core Ultra 2 e conheça o Zenbook S 14.
Zenbook S 14 com foco em IA e funcionalidades Copilot+ PC
Mais do que o ganho em eficiência energética e desempenho geral, o principal foco do novo Zenbook S 14 está no uso local de tarefas de inteligência artificial, já oferecendo as funcionalidades necessárias para ser considero um Copilot+ PC. Com o chip Intel Core Ultra 200 V, o PC é capaz de remover ruídos em chamadas, enquadrar a câmera automaticamente, legendar vídeos de forma simultânea e muito mais a partir dos recursos de IA.
O novo SoC (System-on-a-Chip, “sistema em um chip” em tradução para português) Lunar Lake, presente no Zenbook S 14, traz CPU Intel Core Ultra 7 258V com GPU integrada Intel Arc Xe2 (Battlemage), atualmente a mais rápida do mercado no nicho. Além disso, outras especificidades são 32 GB de RAM LPDDR5X e SSD padrão PCIe 4.0 de 1 TB e até 7.000 MB/s de velocidade de leitura e escrita.
Mesmo com apenas 8 núcleos — 4 de eficiência (e) e 4 de desempenho (P) — e sem multithread, a nova arquitetura promete desempenho geral até 60% superior aos AI PCs equivalentes da concorrência segundo os testes internos da Intel. Além disso, o sistema aprimora a eficiência energética superior apresentada nos primeiros AI PCs com Meteor Lake, mantendo o consumo médio do processador em apenas 28 W, em média, mesmo em tarefas intensas como em jogos.
Design fino, leve e resistente
Outro foco do projeto do dispositivo é manter a portabilidade da linha Zenbook, combinando design fino e leve, com acabamento “de nível militar”, também utilizada das linhas TUF Gamer da ASUS. O Zenbook S 14 tem apenas 1,3 cm de espessura, pesa 1,2 kg, e traz chassi em novo material Ceraluminium, que passa a liga tradicional de alumínio por um processo de ceramização. O resultado é um material ainda bastante leve, mas resistente a riscos, impactos e até manchas de dedos.
Para garantir a eficiência térmica em um aparelho tão fino sem comprometer o desempenho, a ASUS reprojetou tanto o conjunto de ventoinhas, dissipadores e câmaras de vapor, quando a própria microfuração para a saída de ar. O novo projeto com 2715 aberturas de resfriamento aumenta em até 50% o fluxo de ar, sem precisar ampliar a área das saídas de ar.
Ficha técnica do Zenbook S 14
Tela: 14” OLED; 16:10; 120 Hz; cobertura de cores 100% DCI-P3; HDR True Black 500
Resolução: 2.8K (2880 x 1800)
CPU: Intel Core Ultra 7 258V com 8 núcleos (4P/4e) de 4,8 GHz
GPU: Intel Arc Xe2 Battlemage integrada
NPU: NPU Intel AI Boost
Memória: 32 GB LPDDR5X-7500
Armazenamento: 1 TB padrão PCIe 4
Sistema Operacional: Windows 11 Home (single language)
Conectividade: 1 porta USB-A 3.2 Gen 2; 2 portas Thunderbolt 4 (USB-C com DisplayPort e Power Delivery); 1 porta HDMI 2.1; conector de headset de 3,5 mm
Rede: Wi-Fi 6E (sem conector Ethernet RJ45)
Bateria: 72 Wh
Autonomia: até 27 horas (testes internos da ASUS)
Fonte: 65 W padrão USB-C
Dimensões: 31 × 21,5 × 1,3 cm
Peso: 1,2 kg